Quem não votou no primeiro turno tem até quinta para justificar

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), divulgou nesta terça-feira (29), que eleitoras e eleitores que não votaram no primeiro turno das Eleições 2022, realizado no dia 2 de outubro, têm até quinta-feira (1º) para justificar a ausência às urnas. A justificativa deve ser feita, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título, disponível gratuitamente nas plataformas Google Play (Android) e App Store (iOS), ou pelo sistema Justifica, no site do TRE-RJ.

De acordo com o TRE-RJ, o requerimento de justificativa deve conter dados pessoais (nome, inscrição do título, domicílio eleitoral), bem como uma descrição detalhada dos motivos da ausência às urnas e documento comprobatório dos fatos relatados na justificativa (atestado médico, comprovante de passagens, entre outros). O exame da justificativa é feito pela autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

Publicidade

Para quem preferir justificar a ausência ao pleito de forma presencial, segundo o TER-RJ, é preciso imprimir o Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) – pós-eleição  no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, após o preenchimento, levar a qualquer  zona eleitoral.

A pessoa que tem título eleitoral no país e não votou por estar no exterior também tem igual prazo para se justificar, ou 30 dias contados da data do retorno ao Brasil.

SEGUNDO TURNO

Quem não votou no segundo turno das eleições, em 30 de outubro, e não justificou a ausência no dia da votação, tem até 9 de janeiro de 2023 para apresentar a justificativa. Vale lembrar que a Justiça Eleitoral considera cada turno uma eleição separada.

MULTA

Após encerramento do prazo, quem não votou e nem justificou a ausência em cada turno da eleição deverá regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral por meio do pagamento da multa no valor de R$3,51 por turno. A Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento de multa por ausência às urnas pode ser obtida no site do TRE-RJ ou perante qualquer Zona Eleitoral ou Central de Atendimento ao Eleitor (CAE).

A GRU Digital obtida no sítio eletrônico do TSE e dos TREs pode ser paga por Pix ou cartão de crédito. Quem preferir pagar diretamente no banco deve prestar atenção ao valor da multa, valores inferiores a R$50,00 são pagos exclusivamente no Banco do Brasil.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Mangaratiba lança mutirão de vasectomia para zerar fila de espera

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai iniciar em junho…

54 minutos ago

Mangaratiba promove ação educativa nas escolas pelo Maio Amarelo

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, iniciou nesta semana…

4 horas ago

Roupas encardidas? Esse truque com bicarbonato clareia sem alvejante

Aprenda a clarear roupas encardidas usando bicarbonato de forma segura, eficiente e sem água sanitária.…

8 horas ago

Encontro para integração portuária e descarbonização no Rio de Janeiro abre inscrições

A secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) está com inscrições abertas…

23 horas ago

Mangaratiba sedia escuta pública da Política Nacional Lei Aldir Blanc

Na manhã desta quarta-feira (21), Mangaratiba foi palco de uma importante escuta pública da Política…

1 dia ago

Ação Consumidor Social chega a Itaguaí neste sábado (24)

O programa Ação Consumidor Social, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON)…

1 dia ago

This website uses cookies.