DESTAQUE

PT registra no TSE duas atas diferentes de pré-candidatura em Itaguaí

Em uma, apoia Gil Torres com vice Marco Barreto; em outra, apoia Luciano Mota com vice Paulo Wesley. Presidente do PT de Itaguaí fala em “traição” de Barreto

A promessa de Gil Torres (PRD) de anunciar o vice que vai compor a sua chapa na pré-candidatura a prefeito não aconteceu na última terça-feira (6) conforme ele prometeu. O motivo pode ser um nó que o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) deu e que se configura numa situação política bem controversa: hoje o PT tem duas atas de convenção diferentes registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apesar do mesmo nome da Federação (partidos que se unem para a eleição): “Brasil da Esperança – Fé Brasil”.

Uma, datada do dia 4 (domingo), escolhe como pré-candidatos a prefeito de Itaguaí e vice, respectivamente, o ex-prefeito Luciano Mota e o médico Paulo Wesley. Nesta ata o ex-vereador Marco Barreto (eleito em 2012, cumpriu um mandato) figura como pré-candidato a uma cadeira do Legislativo.

Publicidade
Ata registrada pela diretório municipal do PT (Itaguaí), em que figuram Luciano Mota e Paulo Wesley como pré-candidatos a prefeito e vice-prefeito de Itaguaí, respectivamente (Reprodução site do TSE)

Outra, datada do dia 5 (segunda-feira, último dia determinado pela legislação), oficializa o apoio do PT ao candidato do PRD, Gil Torres, a prefeito de Itaguaí, e anuncia Barreto como candidato a vice.

Ata da estadual do PT, com o apoio a Gil Torres e a oficialização de Marco Barreto como vice dele na disputa pelo Executivo de Itaguaí (Reprodução TSE)

A primeira foi registrada pelo diretório municipal do PT; a segunda, pelo diretório estadual.

O racha no PT não é exclusividade de Itaguaí: há situações semelhantes em Vassouras, Teresópolis, São João de Meriti, Rio Bonito, Saquarema e Iguaba.

A executiva estadual do PT RJ tem colecionado atritos com as representações municipais porque decidem apoiar candidatos que desagradam os petistas locais.

Marco Barreto como vice?

O Atual tenta contato com Gil Torres desde a terça-feira (6) para obter dele a informação que ele prometeu, a de que anunciaria o vice antes de quarta (7).

A decisão, porém, parece já ter ocorrido e não foi (ainda) divulgada, a julgar pela ata que o diretório estadual registrou com o apoio à pré-candidatura de Gil e a oficialização de Barreto como vice. Para o diretório estadual do PT, portanto, o vice de Gil Torres é o ex-vereador.

A convenção que resultou nessa ata, que teria sido realizada no dia 5 de agosto, não foi divulgada pelo PT-RJ à imprensa, mesmo depois do Atual levantar a questão na sexta-feira (2). Na segunda (5), o diretório estadual fez a convenção e não emitiu comunicado, apesar da situação política dúbia.

Nesse caso, se tivessem divulgado à imprensa, não teria sido necessário Gil Torres prometer anunciar o vice da sua chapa dois dias depois, pois a informação já seria de conhecimento amplo.

Portanto, entre os dias 2 e 5 de agosto, decisões e providências foram tomadas pela Executiva Estadual do PT, à revelia da representação municipal e sem divulgação para a imprensa.

A reportagem entrou em contato também com Marco Barreto por telefone, ainda na noite desta quarta-feira (7), mas ele não atendeu as ligações. A julgar pela ata que o PT estadual registrou, Barreto desistiu de tentar voltar à Câmara e decidiu tentar ser eleito vice-prefeito na chapa de Gil Torres. Cabe ao ex-vereador confirmar ou não, pois o eleitor precisa saber se vota nele para a vereança ou para o cargo de vice-prefeito.

A suposta decisão, porém, desagradou em cheio alguns correligionários. Marcos Garcia, presidente do PT de Itaguaí, disse com exclusividade ao Atual: “o grupo de Luciano Mota não esperava uma traição dessa de Marco Barreto. Como dizia o saudoso Ulisses Guimarães, a política ama a traição, mas odeia o traidor”. Mesmo que haja tentativas de desatar o nó, a pré-candidatura de Barreto a vereador parece já ter sido comprometida.

Garcia, em declaração ao Atual ainda na sexta-feira (2), já havia preconizado o apoio do PT estadual a Gil Torres. Ele comentou: “Por que será que eles querem apoiar um inelegível?”.

Gil Torres, como é de conhecimento geral, ainda tem um considerável entrave jurídico que coloca a sua pré-candidatura em estado de atenção: seu mandato de vereador foi cassado da Câmara e como consequência ele foi declarado inelegível por 8 anos, decisão que ainda está em vigor até este momento.

No domingo (4), Gil disse ao Atual que estava confiante na homologação da sua candidatura pelo TSE, e que em breve sua situação jurídica mudaria.

O Atual também procurou o diretório estadual do PT para pedir posicionamento sobre a situação controversa que se criou com duas atas registradas, mas até o momento não recebeu resposta. Quando a receber, será aqui incluída.

Jupy Junior

Jupy Junior é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) com Mestrado em Comunicação pela mesma instituição. Atuou em diversas empresas jornalísticas e como assessor de imprensa. Recebeu o título de cidadão itaguaiense, concedido pela Câmara Municipal de Itaguaí, em 2012. Lecionou em cursos de graduação em Comunicação Social nas Universidade Estácio de Sá (UNESA) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi subsecretário de Comunicação Social e Eventos na Prefeitura Municipal de Mangaratiba em 2016. Atuou como Editor Executivo do Jornal Atual entre 2012 e 2015 e é Diretor de Jornalismo do Jornal Atual desde 2021.

Recent Posts

Encontro para integração portuária e descarbonização no Rio de Janeiro abre inscrições

A secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) está com inscrições abertas…

5 horas ago

Mangaratiba sedia escuta pública da Política Nacional Lei Aldir Blanc

Na manhã desta quarta-feira (21), Mangaratiba foi palco de uma importante escuta pública da Política…

6 horas ago

Ação Consumidor Social chega a Itaguaí neste sábado (24)

O programa Ação Consumidor Social, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON)…

9 horas ago

Mangaratiba avança em habitação com novo convênio federal

A Prefeitura de Mangaratiba firmou nesta semana um Termo de Compromisso com o Governo Federal,…

10 horas ago

Como deixar o closet com cheiro de loja de roupa nova

Veja como perfumar seu closet com cheiro de loja de roupa nova usando truques simples…

11 horas ago

Saúde de Mangaratiba entrega kits maternidade no hospital municipal

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (21)…

1 dia ago

This website uses cookies.