Projeto do Ministério da Saúde amplia maternidade de Seropédica

SAÚDE

O Hospital Maternidade Municipal de Seropédica, no km 45 da BR 465 (antiga Rio-São Paulo), está passando por um processo de reestruturação com o objetivo de implantar a Rede Cegonha, um projeto do Ministério da Saúde. A iniciativa visa promover um pacote de ações para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo, atenção humanizada à gravidez e ao parto com o direito do nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudável.

O projeto Rede Cegonha foi levado para Seropédica através de convênio mobilizado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável e pela Secretaria de Saúde com o Ministério da Saúde. O projeto se divide em quatro partes: pré-natal; parto e nascimento; puerpério e atenção integral à saúde da criança; e sistema logístico (transporte sanitário e regulação).

Publicidade

A Maternidade já conta com algumas dependências que são requisitadas pelo padrão da Rede Cegonha, tais como: rouparia, Departamento de Material de Limpeza (DML), sala de estar médico, sala de apoio, vestiário de funcionários, copa e refeitório.

A obra no local vai ampliar o espaço para fornecer a ambientação necessária para o melhor conforto e privacidade das gestantes atendidas. Serão construídos compartimentos de registro, recepção e admissão e seus respectivos banheiros, posto de enfermagem, sala de higienização com sanitário, sala de estar e de ambulação comum com área coberta e área livre, leitos individuais com camas PPP (Pré Parto, Parto e Pós Parto) com sala de higienização, sanitário, área de estar e ambulação, coberta e descoberta.

Com as novas estruturas, a maternidade que atende atualmente casos de baixo risco terá a possibilidade de ampliar a atenção para atendimentos de médio risco.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Orquídea chocolate: beleza e aroma sem complicação

Descubra como cultivar a orquídea chocolate com facilidade e aproveite sua beleza e perfume marcante…

6 horas ago

5 motivos para cultivar viola tricolor e colorir vasos e jardineiras

Descubra 5 motivos para cultivar viola tricolor e encher vasos e jardineiras com flores vibrantes,…

1 dia ago

Feriado em Muriqui terá samba, pagode e DJs na Casa Amarela

A Casa Amarela, um dos espaços mais tradicionais e queridos de Muriqui, em Mangaratiba, prepara…

2 dias ago

Prefeitura inicia demolição do Hospital N.Sª da Guia para construção de nova maternidade

A Prefeitura de Itaguaí começou a demolição do Hospital N.Sª da Guia nesta terça-feira (15).…

2 dias ago

Mangaratiba entrega ambulância e veículos para transporte de pacientes

A Secretaria de Saúde de Mangaratiba entregou nesta quarta-feira (16) uma nova ambulância do SAMU.…

2 dias ago

Mangaratiba: Centro Cultural Pomar da Casa Branca é inaugurado

O Centro Cultural Pomar da Casa Branca foi oficialmente inaugurado nesta quarta-feira (16), em uma…

2 dias ago

This website uses cookies.