Projeto do Comitê Guandu é tema de evento na UFFRJ

EVENTO

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro realizou, entre os dias 5 e 8 de novembro, a IV Jornada de Geotecnologias 2018 (IV JGEOTEC). O evento reuniu alunos, pesquisadores, professores de várias universidades do estado do Rio, além de ambientalistas e interessados.

Publicidade

Promovido pela UFRRJ, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Estadual do Rio de Janeiro, o encontro tinha por objetivo proporcionar a integração das pesquisas que vêm sendo realizadas nas universidades do estado do Rio de Janeiro, e ampliar as trocas de conhecimento produzidos no campo das geotecnologias.

Um dos projetos temas da IV JGEOTEC foi o Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais das Bacias Hidrográficas dos Rios Guandu (Siga-Guandu), da Guarda e Guandu-Mirim. Durante uma palestra, realizada na quarta-feira (7), os participantes puderam conhecer, aprender e tirar dúvidas sobre o projeto que reúne dados em uma plataforma online, simples e gratuita, e apresenta um conjunto de soluções que subsidiam o monitoramento e acompanhamento das estações hidrológicas e meteorológicas, além de informações sobre a situação qualitativa e quantitativa da água.

O palestrante Andrei Olak, da k2 Sistemas, desenvolvedor da plataforma explicou ao público presente a utilidade do Siga-Guandu, como as informações acerca dos recursos hídricos, dados sobre o solo de toda Região Hidrográfica II (RH II), análise de informações com referência geográfica na RH II e o fornececimento shapes que podem ser baixados gratuitamente, sendo fonte para pesquisas, estudos e tomada de decisões.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Muriqui ganha Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (3)…

3 minutos ago

PRF recupera dois veículos roubados e adulterados em Itaguaí

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou dois veículos adulterados na noite de quarta-feira (2) durante…

3 horas ago

Tudo sobre a flor-do-campo e seu charme rústico na decoração

A flor-do-campo, também conhecida como flor silvestre, é uma daquelas preciosidades da natureza que carregam…

3 horas ago

Mangaratiba e Itaguaí unem forças para preservação marítima

As prefeituras de Mangaratiba e Itaguaí oficializaram uma parceria estratégica para reforçar a fiscalização ambiental…

3 horas ago

Mangaratiba lança projeto para mapear povos originários

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…

22 horas ago

Atletas de projeto inclusivo de Itaguaí brilham no Panamericano de Jiu-Jitsu

Atletas do projeto "Itaguaí Ação, Esporte e Inclusão" brilharam no Panamericano de Jiu-Jitsu Inclusivo da…

23 horas ago

This website uses cookies.