Projeto de acessibilidade de pesquisadora da Rural é indicado ao Prêmio Jabuti

Um projeto que nasceu na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, concorre neste mês ao Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura no Brasil. Trata-se do “Literatura Acessível”, de autoria de Carina Alves, doutora em Educação pela UFRRJ, que está entre os cinco finalistas na categoria Inovação da edição 2022. O resultado sai na cerimônia marcada para o próximo dia 24, no Theatro Municipal de São Paulo.

A finalidade do “Literatura Acessível” é fomentar a leitura por meio de ferramentas de inovação tecnológica em acessibilidade e multilinguismos. Por exemplo, Libras, Braille, Audiodescrição, Escrita Simples, Letra Ampliada e Pictograma.

Publicidade

O projeto contempla 10 livros infanto-juvenis, nos quais pessoas com deficiência se tornam protagonistas das histórias contadas e se ressignificam por meio da educação, do esporte e da cultura.

Carina Alves é pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (Lepedi), ligado ao Instituto de Educação (IE/UFRRJ). O professor Allan Rocha Damasceno, coordenador do Lepedi, ressalta a relevância do projeto: “O ‘Literatura Acessível’ vem impactando diversas realidades pelo país, pois só é possível pensar em inclusão em educação se transformamos culturas, políticas e práticas”.

Antes da indicação ao Jabuti, a iniciativa já havia conquistado o Prêmio Confúcio de Alfabetização da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

O segredo para ter margaridas florindo durante todo o ano

Descubra como manter margaridas florindo o ano inteiro com cuidados simples de solo, luz, poda…

25 minutos ago

Cedae abre inscrições para 50 vagas de jovem aprendiz

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) abriu inscrições para…

23 horas ago

Muriqui ganha Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (3)…

1 dia ago

PRF recupera dois veículos roubados e adulterados em Itaguaí

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou dois veículos adulterados na noite de quarta-feira (2) durante…

1 dia ago

Tudo sobre a flor-do-campo e seu charme rústico na decoração

A flor-do-campo, também conhecida como flor silvestre, é uma daquelas preciosidades da natureza que carregam…

1 dia ago

Mangaratiba e Itaguaí unem forças para preservação marítima

As prefeituras de Mangaratiba e Itaguaí oficializaram uma parceria estratégica para reforçar a fiscalização ambiental…

1 dia ago

This website uses cookies.