O projeto desenvolvido na Rural está entre os cinco finalistas na categoria Inovação do Prêmio Jabuti 2022 (Divulgação)
Um projeto que nasceu na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, em Seropédica, concorre neste mês ao Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura no Brasil. Trata-se do “Literatura Acessível”, de autoria de Carina Alves, doutora em Educação pela UFRRJ, que está entre os cinco finalistas na categoria Inovação da edição 2022. O resultado sai na cerimônia marcada para o próximo dia 24, no Theatro Municipal de São Paulo.
A finalidade do “Literatura Acessível” é fomentar a leitura por meio de ferramentas de inovação tecnológica em acessibilidade e multilinguismos. Por exemplo, Libras, Braille, Audiodescrição, Escrita Simples, Letra Ampliada e Pictograma.
O projeto contempla 10 livros infanto-juvenis, nos quais pessoas com deficiência se tornam protagonistas das histórias contadas e se ressignificam por meio da educação, do esporte e da cultura.
Carina Alves é pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação, Diversidade e Inclusão (Lepedi), ligado ao Instituto de Educação (IE/UFRRJ). O professor Allan Rocha Damasceno, coordenador do Lepedi, ressalta a relevância do projeto: “O ‘Literatura Acessível’ vem impactando diversas realidades pelo país, pois só é possível pensar em inclusão em educação se transformamos culturas, políticas e práticas”.
Antes da indicação ao Jabuti, a iniciativa já havia conquistado o Prêmio Confúcio de Alfabetização da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Descubra como manter margaridas florindo o ano inteiro com cuidados simples de solo, luz, poda…
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) abriu inscrições para…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (3)…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou dois veículos adulterados na noite de quarta-feira (2) durante…
A flor-do-campo, também conhecida como flor silvestre, é uma daquelas preciosidades da natureza que carregam…
As prefeituras de Mangaratiba e Itaguaí oficializaram uma parceria estratégica para reforçar a fiscalização ambiental…
This website uses cookies.