Projeto contabiliza 63 mil toneladas de pescado no Estado

Entre os municípios monitorados pela atividade pesqueira estão Itaguaí e Mangaratiba

Os primeiros resultados do Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira no Estado do Rio de Janeiro já estão disponíveis. De acordo com os estudos, 61,9% da produção fluminense é proveniente da atividade industrial e 38,1% da pesca artesanal. A produção está em quase 63 mil toneladas de pescado.

Publicidade

A iniciativa é fruto de parcerias do governo estadual com a Petrobras, Funbio e Fundepag, executada pela Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), vinculada à Secretaria de Agricultura.

“O monitoramento da pesca é o primeiro passo para um ordenamento pesqueiro adequado, que olhe a pesca como uma atividade complexa, composta pela parte ecológica, social e econômica”, explicou a coordenadora de Pesca da Fiperj, Ana Bevilacqua.

O projeto permite que se obtenha dados sobre produção, espécies capturadas, tipos de embarcações, aparelhos utilizados para a pesca, além de informações socioeconômicas das comunidades.

Com o trabalho foram monitorados os municípios de Cabo Frio; Arraial do Cabo; Araruama; Saquarema; Maricá; Niterói; São Gonçalo; Itaboraí; Magé; Duque de Caxias; Rio; Itaguaí; Mangaratiba; Angra dos Reis; Paraty; São Francisco de Itabapoana; São João da Barra; Campos dos Goytacazes; Quissamã; Macaé; Rio das Ostras; e Armação dos Búzios. Na pesca industrial, os municípios com maior produção são Niterói; São Gonçalo; Angra dos Reis; Cabo Frio; e São João da Barra.

Já na atividade artesanal se destacaram as cidades de São Francisco de Itabapoana; Angra dos Reis; Niterói; Cabo Frio; e Macaé.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Aprenda a cultivar a sempre-viva e ter flores que duram anos

Aprenda a cultivar a sempre-viva com sol, solo e cuidados simples. Flores que duram anos…

2 horas ago

Atleta de Itaguaí busca patrocínio para seguir brilhando nos tatames

A jovem atleta Emilly Freitas Feijó, de apenas 11 anos, é um dos grandes destaques…

1 dia ago

Mangaratiba cria gabinete de crise para enfrentar chuvas intensas

Com a previsão de chuvas intensas nas próximas horas e ao longo dos próximos dias,…

1 dia ago

O segredo para ter margaridas florindo durante todo o ano

Descubra como manter margaridas florindo o ano inteiro com cuidados simples de solo, luz, poda…

1 dia ago

Cedae abre inscrições para 50 vagas de jovem aprendiz

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) abriu inscrições para…

2 dias ago

Muriqui ganha Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (3)…

2 dias ago

This website uses cookies.