Prefeitura de Mangaratiba interdita base da Vale e multa empresa em R$ 30 milhões

Pela segunda vez este ano a Secretaria de Meio Ambiente de Mangaratiba interditou as operações da empresa Vale na Ilha da Guaíba. A ação aconteceu nesta segunda-feira (11) por volta das 8h da manhã. A empresa também foi multada em R$ 30 milhões.

De acordo com secretário de Meio Ambiente, Antônio Marcos, os motivos para a interdição são uma série de irregularidades encontradas desde a última visita, em Janeiro. “A empresa foi multada e interditada em virtude de uma série de irregularidades encontradas, resultado da vistoria que foi feito no final de janeiro deste ano. Desde então a Prefeitura expediu várias notificações para a empresa apresentar a certidão de conformidade da licença de operação. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente detectou problemas de poluição com risco à saúde humana”.

Publicidade

Ainda segundo o secretario, a prefeitura também fará uma comunicação ao Ministério Público Federal que é o órgão competente. “Eles estão realmente operando em desconformidade com as leis ambientais e desenvolvendo atividades fora dos parâmetros da legislação e de qualidade técnica para o controle ambiental”.

O secretário acrescentou ainda que o Poder Executivo, enquanto órgão do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), não pode ficar omisso em relação ao que foi pedido à Vale e que a empresa não se pronunciou. “Solicitamos diversas análises de laboratório, técnicas, estudos preliminares, sondagem do terreno, sondagem do mar e das praias do entorno, para que eles nos provem através de análises desses estudos de laboratório, de que não há poluição mediante atividades praticadas pela Vale”.

O prefeito Alan Costa também se pronunciou sobre a interdição. “Não é interessante para ninguém, nem para a Vale nem para o município este imbróglio. Porém, a Vale tem que se adequar às normas ambientais e à legislação vigente. É bom lembrar que a empresa tem uma grande dívida com a população de Mangaratiba”, completou o prefeito.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Encontro para integração portuária e descarbonização no Rio de Janeiro abre inscrições

A secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) está com inscrições abertas…

8 horas ago

Mangaratiba sedia escuta pública da Política Nacional Lei Aldir Blanc

Na manhã desta quarta-feira (21), Mangaratiba foi palco de uma importante escuta pública da Política…

9 horas ago

Ação Consumidor Social chega a Itaguaí neste sábado (24)

O programa Ação Consumidor Social, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON)…

12 horas ago

Mangaratiba avança em habitação com novo convênio federal

A Prefeitura de Mangaratiba firmou nesta semana um Termo de Compromisso com o Governo Federal,…

13 horas ago

Como deixar o closet com cheiro de loja de roupa nova

Veja como perfumar seu closet com cheiro de loja de roupa nova usando truques simples…

15 horas ago

Saúde de Mangaratiba entrega kits maternidade no hospital municipal

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (21)…

1 dia ago

This website uses cookies.