Prefeitura de Itaguaí entrega carteiras para identificação de pessoas portadoras de autismo

A prefeitura de Itaguaí realizou, na terça-feira (27), uma cerimônia no Teatro Municipal para entrega de Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Segundo a Subsecretaria da Pessoa com Deficiência, 150 moradores, previamente inscritos, receberam o documento, que consta na Lei Federal 13.977/2020 – conhecida como “Lei Romeo Mion”, em referência ao filho do apresentador Marcos Mion.

De acordo com o Governo Federal, o objetivo do documento é oferecer mais segurança e autonomia aos beneficiários do serviço. A carteira deve conter as seguintes informações: a identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista e um contato de emergência. É possível incluir ainda dados do representante legal/cuidador.

Publicidade

Alguns responsáveis presentes no evento comemoraram a entrega do documento: “Tenho certeza de que essa carteirinha vai ajudar muito a ter menos julgamentos. As pessoas vão ter mais tolerância e empatia”, disse Marcela Rodrigues, moradora do bairro Mangueira e mão de Daniel, de 6 anos.

Marinete Oliveira, moradora de Chaperó e mãe de Murilo, 15 anos, seguiu na mesma linha: “Com a carteirinha, as pessoas terão um olhar diferente, além de facilitar a entrada em alguns lugares”, observou.

COMO SOLICITAR A CARTEIRA

Para fazer o requerimento do documento, o responsável deve comparecer à Secretaria de Assistência Social, que fica na Rua General Bocaiúva, número 880 (em frente ao restaurante Gusto). Na Subsecretaria de Pessoa com Deficiência, é necessário apresentar a seguinte documentação:

– CPF

– RG

– Foto 3×4

– Cartão do SUS

– Comprovante de residência

– Laudo médico com CID (Classificação Internacional de Doenças)

– Telefone de contato

– Tipo sanguíneo

– E-mail do responsável

– RG do responsável

– CPF do responsável

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

5 motivos para cultivar viola tricolor e colorir vasos e jardineiras

Descubra 5 motivos para cultivar viola tricolor e encher vasos e jardineiras com flores vibrantes,…

16 horas ago

Feriado em Muriqui terá samba, pagode e DJs na Casa Amarela

A Casa Amarela, um dos espaços mais tradicionais e queridos de Muriqui, em Mangaratiba, prepara…

1 dia ago

Prefeitura inicia demolição do Hospital N.Sª da Guia para construção de nova maternidade

A Prefeitura de Itaguaí começou a demolição do Hospital N.Sª da Guia nesta terça-feira (15).…

1 dia ago

Mangaratiba entrega ambulância e veículos para transporte de pacientes

A Secretaria de Saúde de Mangaratiba entregou nesta quarta-feira (16) uma nova ambulância do SAMU.…

1 dia ago

Mangaratiba: Centro Cultural Pomar da Casa Branca é inaugurado

O Centro Cultural Pomar da Casa Branca foi oficialmente inaugurado nesta quarta-feira (16), em uma…

2 dias ago

Conceição de Jacareí terá primeira Clínica da Família de Mangaratiba

Em breve, os moradores de Conceição de Jacareí contarão com um novo e importante reforço…

2 dias ago

This website uses cookies.