Prefeito e vice-prefeito de Itaguaí fazem lives na internet para mostrar esforços contra os alagamentos

O dia seguinte à chuva intensa que se abateu sobre Itaguaí (e o Rio de Janeiro) foi enfrentamento a uma dura realidade que muitos itaguaienses infelizmente conhecem tão bem: a de tentar sobreviver depois do prejuízo e a de torcer para as águas acumuladas baixarem e os moradores poderem ver de novo o chão das suas casas.

Alagamento em rua do bairro Vila Margarida: situação se repetiu em vários bairros da cidade e transtornos foram enormes, assim como os prejuízos (Reprodução internet / página Itaguaí Minha Terra)

Ainda durante a madrugada, porém, a Prefeitura de Itaguaí iniciou os esforços para tentar minimizar o transtorno que atingiu milhares de cidadãos. O prefeito Rubem Vieira e o vice-prefeito Valter Almeida (ambos do Podemos) fizeram lives com transmissão pela rede social Facebook para mostrar que as equipes do governo estavam mobilizadas para, de alguma forma, fazerem escoar as águas que invadiram as ruas e casas de vários bairros.

Publicidade
Prefeito Rubem Vieira (à esq.) e vice Valter Almeida usaram a internet para mostrar o empenho dos servidores na tentativa de fazer descer a água acumulada nas ruas da cidade (Reprodução internet)

Às 3h da manhã, Rubem Vieira começou uma transmissão com informações sobre os trabalhos das equipes da prefeitura. A transmissão foi feita de dentro de um carro, e é possível ver o maquinário se deslocando em sentido contrário para atender alguma localidade.

Algumas horas antes, o vice-prefeito Valter Almeida também fez uma live para mostrar a ação de dois tratores na Avenida Itaguaí. Ele enfatizou os esforços de desobstrução do canal que fica atrás do hospital Cemeru para minimizar os alagamentos.

Por volta das 11h de sábado (18), Valter fez outra live para mostrar uma máquina em ação em um canal bem perto da Rio-Santos (BR-101), no bairro Weda. As imagens mostraram uma retroescavadeira removendo vegetação das margens do canal.

Valter Almeida acompanha remoção de excesso de vegetação em um canal próximo da Rio-Santos, no bairro Weda (Reprodução internet)

De forma não oficial, a reportagem obteve a informação de que os locais mais atingidos em Itaguaí foram os seguintes: Avenida Itaguaí (Engenho), trecho do motel Di Amore (em Brisamar), Santana, Califórnia, Chaperó, Vila Margarida, Coroa Grande, Centro, Bairro Primavera e Trevo da Avenida Orleans (Ponte Preta).

Nas redes sociais pipocam fotos e vídeos que atestam a extensão do problema e as dificuldades dos cidadãos em tentar resolver por conta própria ou, simplesmente, tentar sair de casa ou ajudar os vizinhos.

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de Itaguaí enviou nota oficial para a imprensa na manhã de sábado (18).

Na íntegra: “Para tentar amenizar os estragos ocasionados pela chuva desta sexta-feira (17/12), a Prefeitura está intensificando, neste sábado, o trabalho nos bairros atingidos. As equipes deram uma resposta imediata no auxílio aos moradores das áreas mais afetadas. Todo o efetivo de máquinas e caminhões da Prefeitura foi colocado nas ruas para desobstruir os pontos críticos. As ações seguem ininterruptas. Ocorreram durante toda a madrugada e foram acompanhadas de perto pelo prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira, que esteve no comando das operações. Em um dos locais, o prefeito montou uma força-tarefa para desobstruir um trecho do canal nas proximidades da Cemeru. Lá, ele se deparou com muito lixo acumulado, vegetações, além de construções irregulares que impediam o escoamento da água. Durante os trabalhos, a Prefeitura atendeu ocorrências de alagamentos por toda a cidade, como em Cora Grande, Vila, Brisamar, Engenho e Chaperó. Hoje, os agentes das secretarias das Obras e de Ordem Pública seguem em regime especial. As equipes de Assistência Social e da Defesa Civil estão nas ruas dando auxílio aos moradores. Como a previsão é de mais chuva na cidade, as equipes seguem em regime de emergência”.

A reportagem perguntou ainda na sexta-feira (17) se há desabrigados e repetiu a pergunta no sábado (18).

Da mesma forma, perguntou quais são os pontos críticos citados na nota oficial e o que precisa de desobstrução.

Até o momento não obteve respostas.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Seenemar reforça integração na comunicação do setor nuclear

Foi realizada nesta sexta-feira (25) a primeira reunião de 2025 do grupo de trabalho coordenado…

23 horas ago

Assessoria esportiva de Itaguaí é destaque em ultramaratona nacional

O feriado foi de superação para os 38 atletas da assessoria esportiva Valverde Corridas. O…

1 dia ago

Capacitação reforça qualidade no atendimento de saúde em Mangaratiba

Com o compromisso de oferecer um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado, a Prefeitura…

1 dia ago

Qatar e Estrela Mar decidem a Copa Verão Sub-17 em Itaguaí

A cidade de Itaguaí se prepara para a grande final da Copa Verão Sub-17, que…

1 dia ago

Projeto de dança de Itaguaí participa de Festival “Vem Dançar”

O Projeto Urbano de Dança de Itaguaí, conhecido como UBD Company, vai marcar presença em…

1 dia ago

3 ingredientes caseiros que salvam o loiro platinado opaco

Descubra como recuperar o brilho do loiro platinado opaco usando 3 ingredientes caseiros poderosos: óleo…

1 dia ago

This website uses cookies.