DESTAQUE

Porto Sudeste completa 9 anos de operação em Itaguaí

Hoje a capacidade para a movimentação é de 50 milhões de toneladas de granéis sólidos e líquidos por ano

O Porto Sudeste comemora em agosto de 2024 nove anos do início de sua operação em Itaguaí. O porto é um dos mais importantes empreendimentos privados para prestação de serviço de logística portuária, sendo considerado um dos mais eficientes do Brasil. A empresa surgiu em 2010 com a proposta de ser um terminal multicarga, focado na modernidade e eficiência, e guiado por princípios de responsabilidade socioambiental.

As operações no terminal começaram em 2015, há nove anos, apenas com o embarque de minério de ferro e quatro anos depois expandiu as atividades com descarregamento de carvão e movimentação de outros granéis sólidos. Com o aumento da produção de petróleo no Brasil, em especial na produção do pré-sal, em 2022, o Porto Sudeste avançou na diversificação de cargas, conforme previsto no plano de negócios, e iniciou a operação de transbordo a contrabordo de granéis líquidos.

Publicidade

Atualmente, o Porto Sudeste possui capacidade para a movimentação de 50 milhões de toneladas de granéis sólidos e líquidos por ano, com licença de expansão para até 100 milhões de toneladas/ano. Pensando no futuro, o terminal pretende expandir as operações com petróleo a partir da construção de Dolfins de atracação, prevista para iniciar em 2025.

Desde o início das operações até o momento, houve uma série de avanços tanto no que diz respeito à mitigação da atividade portuária no meio ambiente quanto na quantidade de ações e iniciativas oferecidas para a comunidade. Já em 2015, a empresa realizou o primeiro inventário de Emissões de GEE, estudo da emissão de gases de efeito estufa (GEE) emitidos pela operação, com o objetivo de planejar ações para reduzir os impactos no meio ambiente. Com base nesses estudos anuais, o porto firmou a meta de reduzir em 50,4% das emissões de GEE (gases de efeito estufa) de escopos 1 e 2 das operações em relação ao ano base 2021 até 2033. Além disso, atualmente, o Porto Sudeste recicla 88% dos resíduos orgânicos e operacionais gerados na empresa e utiliza água industrial proveniente de tratamento e reutilização de águas pluviais e de efluentes sanitários.

A Casa Porto, estabelecimento que cultiva o relacionamento da empresa com os moradores que vivem na região, foi outro marco na história do Porto Sudeste. Inaugurada em 2023, a casa é um espaço dedicado ao oferecimento de cursos, atividades e projetos para a população local. A casa é um símbolo da missão do porto de crescer junto com a região, um desejo que está se tornando realidade. Em 2024, o empreendimento gerou mais de 1.600 empregos diretos dos quais 63% eram colaboradores moradores da região e arrecadou R$ 50 milhões de ISS e IPTU para o município de Itaguaí somente em 2023. Para os próximos 9 anos, o Porto Sudeste espera continuar apoiando o desenvolvimento da região, gerando valor para os moradores e colaboradores do litoral fluminense.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Café da manhã com cheirinho de padaria? Esse truque transforma a cozinha

Descubra como criar um café da manhã com cheirinho de padaria usando truques simples e…

15 horas ago

Ação conjunta apreende drogas nos cais de Mangaratiba

Na manhã desta sexta-feira (16), uma operação conjunta entre a Polícia Militar do Estado do…

2 dias ago

Operação da PM remove barricadas no Sem Terra, em Itaguaí

Na manhã desta sexta-feira (16), o 24º Batalhão da Polícia Militar (Queimados) realizou uma operação…

2 dias ago

Estado prorroga inscrições para vagas do vestibular Cederj

O Governo do Estado do Rio de Janeiro prorrogou até o dia 22 de maio…

2 dias ago

Portos de Itaguaí e RJ recebem visita técnica para inventário de emissões de GEE

Dando um passo decisivo rumo à sustentabilidade e à modernização da gestão ambiental portuária, a…

2 dias ago

Orquídea chuva-de-ouro: 3 passos para estimular uma floração

Veja como fazer sua orquídea chuva-de-ouro florir com abundância em casa com três cuidados simples…

2 dias ago

This website uses cookies.