Porto de Itaguaí recebe prêmio da Antaq por evolução de desempenho ambiental

O Porto de Itaguaí, administrado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ), ganhou o Prêmio Antaq 2022 como primeiro colocado na categoria de “Maior evolução anual do Índice de Desempenho Ambiental”, entre os portos públicos. A 5ª edição do evento, promovido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), aconteceu na última quinta-feira (10), no Clube Naval de Brasília (DF). 

A cerimônia de abertura contou com discursos do diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery; do diretor-substituto, Alexandre Lopes; e da diretora Flávia Takafashi, além do ministro de Infraestrutura, Marcelo Sampaio. Também estava presente o titular da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Mário Povia. Em seguida, foram entregues diversos prêmios de quatro grandes categorias: “Iniciativas Socioambientais”, “Artigos Técnico-Científicos”, “Conformidade Regulatória” e “Índice de Desempenho Ambiental (IDA)”. 

Publicidade

Na categoria IDA, as Autoridades Portuárias dos portos organizados e os Terminais de Uso Privado (TUPs) são avaliados em duas modalidades: Maior Índice de Desempenho Ambiental e Maior Evolução Anual do Índice de Desempenho Ambiental. O Porto de Itaguaí se destacou nesta última, com a maior variação positiva do IDA em 2021. O segundo lugar foi para o Porto do Forno e a terceira posição ficou com a Portos RS. O diretor-presidente da Docas do Rio, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, e a superintendente de Sustentabilidade do Negócio da companhia, Gabriela Campagna, receberam o troféu pelas mãos do diretor Alexandre Lopes. 

O presidente Laranjeira parabenizou a todos os envolvidos pela conquista e ressaltou que “essa premiação evidencia o alto nível técnico na gestão da companhia, cada vez mais alinhada às melhores práticas, e demonstra a preocupação da Autoridade Portuária com o meio ambiente e a relação porto/cidade”. Para Gabriela Campagna, “o prêmio é fruto do esforço da gestão em atender aos padrões estabelecidos como referência na área de sustentabilidade ambiental, estimulando os empregados, arrendatários e demais parceiros da comunidade portuária a buscarem atingir o mesmo objetivo”. 

RECONHECIMENTO

Segundo informações da Antaq, a premiação, cuja primeira edição aconteceu em 2016, visa reconhecer as empresas atuantes nas atividades de prestação de serviços e de exploração da infraestrutura de transportes aquaviários, que promovem iniciativas socioambientais para o aprimoramento do atendimento das demandas da sociedade e para o aumento da eficiência e sustentabilidade. O prêmio também visa incentivar as melhores ações relacionadas à operação e à gestão do setor, além de fomentar a pesquisa e a produção técnico-científica.

O IDA foi implementado pela agência reguladora em 2012 e é composto por 38 indicadores relacionados a conformidades legais e de boas práticas em gestão ambiental, saúde e segurança de operações, sendo uma referência no setor aquaviário brasileiro. Entre os indicadores avaliados pelo IDA estão a situação da licença ambiental e a existência de licença de operação, quantidade e qualidade de técnicos no núcleo ambiental, prevenção de riscos, auditoria ambiental, ação de retirada de resíduos de navios, consumo e eficiência no uso de energia, monitoramento da fauna e da flora e planos de contingência de saúde. 

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Muriqui ganha Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (3)…

30 minutos ago

PRF recupera dois veículos roubados e adulterados em Itaguaí

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou dois veículos adulterados na noite de quarta-feira (2) durante…

3 horas ago

Tudo sobre a flor-do-campo e seu charme rústico na decoração

A flor-do-campo, também conhecida como flor silvestre, é uma daquelas preciosidades da natureza que carregam…

4 horas ago

Mangaratiba e Itaguaí unem forças para preservação marítima

As prefeituras de Mangaratiba e Itaguaí oficializaram uma parceria estratégica para reforçar a fiscalização ambiental…

4 horas ago

Mangaratiba lança projeto para mapear povos originários

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…

22 horas ago

Atletas de projeto inclusivo de Itaguaí brilham no Panamericano de Jiu-Jitsu

Atletas do projeto "Itaguaí Ação, Esporte e Inclusão" brilharam no Panamericano de Jiu-Jitsu Inclusivo da…

23 horas ago

This website uses cookies.