Rio de Janeiro

Parlamento Juvenil da Alerj intensifica capacitações presenciais

Projeto forma alunos em temas como direito constitucional, administração pública, oratória e comunicação assertiva

O Parlamento Juvenil da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) avança com as capacitações presenciais voltadas para os estudantes eleitos na 15ª edição do programa, que será realizada em novembro.

Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc), o projeto entrou na terceira semana de visitas aos municípios, oferecendo uma preparação abrangente para os jovens participantes.

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As atividades desta semana acontecem no Instituto de Educação de Nova Friburgo, na Região Serrana, e no Colégio Estadual José Leite Lopes (Nave), na Tijuca, Zona Norte do Rio.

Os alunos têm a oportunidade de aprender sobre temas como direito constitucional, administração pública, oratória e comunicação assertiva, visando preparar futuros líderes.

William Stark, de 15 anos, representante do município do Rio de Janeiro e estudante do Colégio Estadual Gilson Amado, expressou entusiasmo com o conteúdo abordado nas aulas e seu desejo de se candidatar à presidência da Mesa Diretora do Parlamento Juvenil.

– Quero usar o conhecimento adquirido para inovar. Vejo essa experiência como uma oportunidade para ampliar minha compreensão sobre política e contribuir com ideias novas, afirmou William.

Ele também destacou que está finalizando um projeto de lei voltado para a inclusão de aulas de programação na educação pública estadual. Intitulado “Jovens Programadores”.

O projeto busca preparar os alunos para o mercado de trabalho, capacitando-os em áreas como robótica e inteligência artificial. “A tecnologia da informação está em crescimento, e meu objetivo é oferecer ferramentas que abram portas para os jovens nesse setor promissor”, acrescentou o jovem.

FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Coordenador do Parlamento Juvenil da Alerj, o deputado Danniel Librelon (REP) destacou a importância das capacitações presenciais no PJ, que proporcionam uma compreensão mais profunda do Legislativo e da participação cidadã.

Para ele o projeto busca, ainda, transmitir conhecimento, buscamos inspirar esses jovens a serem agentes de mudança em suas comunidades.

A gestora do PJ, Natália Toledo, também reforçou o impacto positivo das capacitações no desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, preparando-os para a criação de seus projetos de lei. “Estamos entusiasmados com o potencial transformador dessas capacitações”, concluiu.

Redação

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