Paraty encerra missão em Portugal e volta com parcerias para a Economia do Mar

Por Valéria Aguiar, de Portugal

A missão da prefeitura de Paraty em Lisboa, Portugal, encerrou nesta terça-feira, com várias parcerias, inspirações e ações fechadas em torno da Economia do Mar, do desenvolvimento sustentável da cidade, do incentivo às relações Paraty-Portugal e da realização da I Feira Internacional Pesca e Negócios no Mar.

Publicidade

O prefeito Luciano Vidal liderou a missão que contou com intensa agenda no contexto da Conferência dos Oceanos promovida pelas Nações Unidas, em parceria com os governos de Portugal e Quênia.

Na oportunidade, o prefeito, acompanhado pelo secretário municipal de Turismo, Marcos Paulo – Paulino, destacou a vocação e o potencial da cidade de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro, para o desenvolvimento da Economia do Mar, em uma relação de troca de experiências, parcerias e ações concretas com Portugal, resgatando as relações históricas e potencializando as ações comuns nos âmbitos sociais, econômicos e culturais.

“Nosso objetivo é demonstrar a Portugal e à Europa o potencial econômico de Paraty, seja na área do turismo, gastronomia, cultura, produção de cachaça premiada e ambiente perfeito para a realização de negócios. Nossa missão também serviu para convidar os portugueses para a Feira Internacional Pesca e Negócios no Mar de Paraty, entre os dias 15 e 18 de setembro de 2022. Esse será o primeiro evento multissetorial que vai impulsionar a economia do mar e o setor pesqueiro e atrair as atenções do mundo para Paraty”, disse o prefeito.

O Prefeito de Paraty Luciano Vidal e o Promotor da 1° Feira de Negócios do Mar, apresentando o município de Paraty, no contexto da Economia do Mar, e fazendo o lançamento internacional da Feira dos Negócios do Mar de Paraty em Portugal (Estoril)

Luciano Vidal participou de vários eventos e agendas na capital portuguesa, entre eles, audiências com prefeitos de cidades portuguesas, com o Comando da Marinha de Portugal e o Global Innovation Summit 2022.

Presidente da Fecomércio e do Conselho do Sebrae Antônio Florêncio de Queiroz

“Com mais de 600
quilômetros de costa,
o Estado do Rio de
Janeiro possui uma
ampla riqueza na
economia do mar, que
precisa ser melhor
explorada. Um olhar
mais atento a este
setor pode ser uma
fonte de prosperidade,
empregos e renda
para o nosso estado”

“Paraty vive e tem vocação para o mar. Temos muito a aprender, ensinar e trocar com Portugal. Estou certo de que, muito em breve, nossa cidade que é reconhecida pela Unesco como cidade Criativa por sua Gastronomia e Patrimônio Mundial da Cultura e Biodiversidade, estará na rota do turismo mundial e das empresas internacionais”, afirma Luciano Vidal.

O prefeito voltou ao Brasil antes do término da missão em Portugal, para compromissos no Nordeste, mas indicou uma delegação de representantes que deu sequência aos encontros.

I Feira Internacional Pesca e Negócios no Mar de Paraty

Alexandre Tavares, idealizador e produtor executivo da I Feira Internacional Pesca e Negócios no Mar de Paraty, representou o prefeito no encontro promovido pela Voz dos Oceanos, movimento liderado pela Família Schurmann, e o Atlantic Hub, no Parque das Nações, em Lisboa. Segundo ele, o Desenvolvimento Sustentável terá destaque durante a Feira. Além de promover um evento sustentável, duas iniciativas nesse âmbito estão em fase de planejamento.

“Queremos deixar um marco da realização histórica da I Feira Internacional Pesca e Negócios no Mar para Paraty que, além do reconhecimento que já possui por suas riquezas naturais e socioculturais, e dos títulos de patrimônio reconhecidos pela Unesco, tende a se transformar em uma referência em Economia do Mar e Sustentabilidade. Como um dos legados, convidamos a Voz dos Oceanos para nos ajudar a construir uma espécie de monumento gigante, feito a partir de lixo recolhido do mar, essencialmente plástico, redes e cordas. A ideia é realizar um evento entre os alunos das escolas locais para ajudarem na confecção, contribuindo para a educação para o mar. Queremos que todos que estiverem em Paraty olhem para o monumento e reflitam sobre a necessidade de proteger o mar, porque dependemos dele para viver”, disse Alexandre Tavares.

O representante do prefeito e idealizador da Feira de Pesca anunciou, ainda, a construção de Ecopontos flutuantes, feitos de eucalipto, para incentivar os pescadores, navegadores, turistas e população em geral a depositar no local o lixo que encontrar nas águas.

Ao centro de camisa azul e calça clara é o David Schumarmann da Voz dos Oceanos, com representantes da Fecomércio/Senac, Sebrae e do organizadores da primeira feira de pesca e negócios do mar, que acontecerá em Paraty

“Os Ecopontos serão uma espécie de balsas feitas de eucalipto espalhadas por ilhas e praias da região de Paraty. A Prefeitura recolherá o lixo e dará destino, seja para a construção de esculturas educativas ou para a troca por vouchers, como já acontece em relação às latinhas de alumínio. Esses são alguns dos legados físicos que a primeira feira multisetorial de Pesca e Negócios do Mar deixará para Paraty, sem contar os inúmeros legados de negócios, parcerias e desenvolvimento”, destacou Alexandre Tavares.

A delegação de Paraty se reuniu com representantes da Família Schurmann, que tem quase 40 anos de dedicação e experiência no mar e lidera o movimento Voz dos Oceanos. O CEO David Schurmann, que participa de eventos no âmbito da Conferência dos Oceanos, aceitou o convite dos organizadores para participar da I Feira Internacional Pesca e Negócios no Mar de Paraty, inclusive para contribuir com a construção do marco feito a partir do lixo recolhido do mar e dos Ecopontos.

David Schurmann afirma que a missão da Voz dos Oceanos é disponibilizar dados à ciência, alertando para os perigos da poluição nos oceanos e procurando motivar mudanças nos hábitos das pessoas. A Voz dos Oceanos marca presença na Conferência dos Oceanos da ONU, em Lisboa, e estará também em Paraty, em setembro, para a Feira Internacional de Pesca e Negócios do Mar.

Tradição,Tecnologia e Sustentabilidade

Segundo o Diretor de Incentivos e Novos Negócios da I Feira Internacional Pesca e Negócios no Mar de Paraty, Sandro Valpassos, o prefeito Luciano Vidal está determinado a transformar Paraty em referência mundial em Economia do Mar e a Feira Internacional se Pesca e Negócios do Mar será mais um divisor de águas nessa missão.

“O apoio do secretário municipal de Turismo de Paraty, Marcos Paulo – Paulino tem sido essencial para a promoção da Feira. Também contamos com o apoio de diversas instituições nacionais e estaduais, como UFRJ, Governo Estadual e suas secretarias, UERJ, Rede de Tecnologia do Estado do Rio e Codin. Em especial, agradecemos a Sérgio Malta, diretor do Sebrae-RJ; e Dulce Ângela, Assessora do Sistema Fecomercio-RJ, pelos esforços em prol da Economia do Mar e apoio à realização da Feira de Pesca. Mas queremos agora contar com o apoio também dos empresários, instituições e governo em Portugal. Com o apoio de todos vocês, queremos unir a tradição dos pescadores de Paraty, desde aqueles que transformam o tronco de uma árvore em canoas e dos estaleiros artesanais, por exemplo, à tecnologia, tendo a sustentabilidade como linha mestra. Paraty não é só do Rio de Janeiro, mas é patrimônio mundial reconhecido pela Unesco. Portanto é de todos vocês. Por isso, contamos e esperamos por todos em setembro”, salientou Sandro Valpassos.

Lançamento de Livro Economia do Mar em Paraty

O gerente do Sebrae RJ, Renato Regazzi, afirmou que a delegação do Rio de Janeiro está desenvolvendo um trabalho pioneiro e histórico em relação à Economia do Mar, do qual Paraty tem um papel de protagonismo.

“Estamos desenvolvendo um modelo econômico para Economia do Mar. Viemos aprender com a experiência de Portugal e vamos voltar com resultados. A Feira Internacional de Pesca e Negócios do Mar em Paraty é um exemplo de ações concretas em relação a esse novo modelo que vai mudar a realidade do estado. Os modelos econômicos desenvolvidos até agora privilegiaram somente a terra. Temos agora que olhar com seriedade para a Economia do Mar. Essa é a melhor forma de cuidar do planeta e diminuir a pobreza”, disse Regazzi.

Renato Regazzi anunciou que será lançado em Paraty, o livro Economia do Mar Brasil e Portugal, durante a Feira Internacional de Pesca e Negócios do Mar. Segundo ele, Paraty está no caminho para se transformar na Capital brasileira da Economia do Mar.

Para Dulce Ângela Procópio, assessora da Fecomercio, esse é um momento agregador e histórico para o desenvolvimento da Economia do Mar no Rio de Janeiro e no país.

“O presidente do Sistema Fecomercio abraçou a causa da Economia do Mar. Voltamos de Portugal com decisões e ações concretas. Já temos uma agenda de compromissos com empresários, autoridades e lideranças portuguesas, especialmente, em setembro, durante a Feira Internacional de Pesca e Negócios do Mar em Paraty. Assinatura de convênios, troca de experiências e iniciativas em prol desse importante setor da economia, que é o Mar, do qual o comércio e os serviços estão fortemente inseridos terão todo apoio do sistema Fecomércio, em especial, a Feira de Pesca e Negócios do Mar”, disse Dulce Ângela Procópio.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Academia Itaguaiense de Letras intitula sócios fundadores

A Academia Itaguaiense de Letras (AIL) promoveu, na quinta-feira (27), no Faeworks Espaços Inteligentes, no…

13 minutos ago

Facerj debate potencialidades do mar em cidades litorâneas do RJ

As oportunidades de negócios cooperativistas na Economia do Mar do Rio de Janeiro, estado que,…

1 hora ago

Trio fala sobre a Paixão de Cristo em Mangaratiba

Os convidados da quinta-feira (3) do Podcast Atual foram o ator Daniel Soares e os…

4 horas ago

Autismo na agenda do Podcast Atual

Na quarta-feira (2) é celebrado o Dia Mundial do Autismo, data instituída pela Organização das…

4 horas ago

Aprenda a cultivar a sempre-viva e ter flores que duram anos

Aprenda a cultivar a sempre-viva com sol, solo e cuidados simples. Flores que duram anos…

21 horas ago

Atleta de Itaguaí busca patrocínio para seguir brilhando nos tatames

A jovem atleta Emilly Freitas Feijó, de apenas 11 anos, é um dos grandes destaques…

2 dias ago

This website uses cookies.