Operação Desembaraço é deflagrada em Itaguaí

Ação das Receitas estadual e federal tinham como objetivo combater a sonegação

Auditores Fiscais da Receita Estadual do Rio de Janeiro (Sefaz-RJ) e da Receita Federal do Brasil (RFB) deflagraram na quinta-feira (17) a Operação Desembaraço, que tinha como desarticular e colher provas relativas à atuação de um grupo empresarial estruturado para sonegar impostos estaduais e federais na importação de mercadorias. De acordo com as investigações, o grupo importou, desde 2015, um total de R$ 210 milhões em produtos. A operação aconteceu em Cordovil e em Itaguaí.

De acordo com o titular da Delegacia de Fiscalização de Comércio Exterior da Receita Federal no estado, Paulo Ximenes , foram retidas cerca de 30 toneladas de artigos de vestuário feminino, provenientes da China, entre eles, aproximadamente 15 mil bolsas e mochilas, 10 mil carteiras e 130 mil peças de roupas (vestidos, blusas, saias e macacões).

Publicidade

A ação contou com a participação de sete Auditores Fiscais da Receita Estadual do Rio e quatro Auditores Fiscais da Delegacia Especial de Fiscalização de Comércio Exterior da Receita Federal do Brasil (Decex/RJO).As investigações foram iniciadas após a Aduana da Receita Federal do Brasil identificar indícios de interposição fraudulenta de contribuintes na importação. A Inteligência da Receita Estadual, por sua vez, constatou a prática de importação pelo grupo empresarial por meio da filial de Alagoas, quando o verdadeiro destinatário final dos produtos era a matriz, localizada no Rio de Janeiro.

Ainda segundo, Paulo Ximenes, o esquema visava promover a concorrência desleal, uma vez que as empresas interpostas se apresentavam como importadoras dos bens.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Naufrágio em Itaguaí deixa três desaparecidos e um morto

Na noite da última segunda-feira (14), um barco com seis pessoas naufragou nas proximidades do…

16 horas ago

Polícia Federal investiga Dr. Rubão e Aarão

Com situação política ainda em suspense, o ex-prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira de Souza, o…

16 horas ago

Mangaratiba instala sala AmigãoCão para terapia assistida por cães

A Prefeitura de Mangaratiba deu mais um importante passo na promoção da inclusão social com…

17 horas ago

PRF recupera carro com sinais de identificação adulterados em Itaguaí

Na noite desta terça-feira (15), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou um veículo com sinais…

19 horas ago

Reflexões sobre a política em Mangaratiba

O convidado do Podcast Atual da terça-feira (15) foi o vereador Kaio Luiz Peixoto Freijanes,…

22 horas ago

Prefeitura de Mangaratiba inaugura Complexo Esportivo do Axixá

Os moradores da região entre Muriqui e Itacuruçá, na RJ-014, em Mangaratiba, ganharam um novo…

22 horas ago

This website uses cookies.