Os alunos tiveram contato e aprenderam um pouco sobre as sementes, principalmente de árvores nativas da Mata Atlântica (FOTOS COMITÊ GUANDU)
Alunos da Escola Municipal Professora Maria Guilhermina de Souza Freire, em Itaguaí, participaram nesta quarta-feira (13) de uma atividade educativa promovida pelo projeto “Amigos do Guandu”, em parceria com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). A oficina de sementes faz parte do programa “Replantando Vida” e teve como foco a educação ambiental dos estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Durante a oficina, os alunos aprenderam sobre os diferentes processos de propagação das sementes, como os realizados por animais e pelo vento, destacando espécies nativas da Mata Atlântica. A equipe do “Replantando Vida”, que acumula 22 anos de experiência, abordou ainda o ciclo de plantio de mudas e a importância da preservação das árvores para garantir a produção de água. Apesar do mau tempo, que impediu o plantio na escola, a oficina proporcionou uma experiência enriquecedora.
Um dos momentos mais marcantes foi a participação do indígena Irapuã Tupinambá, da Aldeia Maracanã e da tribo Pataxó, em Paraty. Funcionário da Cedae e integrante do “Replantando Vida”, Irapuã abordou com os estudantes histórias e práticas culturais indígenas, ressaltando a relação de seu povo com a natureza. Ele também entoou cânticos tradicionais e apresentou objetos típicos, como o instrumento Maracá, encantando as crianças.
LEIA MAIS: ITAGUAÍ RECEBE PROGRAMAÇÃO EM ALUSÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
A parceria entre os “Amigos do Guandu” e o “Replantando Vida” chega ao seu terceiro ano consecutivo e se estende a outras instituições. No próximo dia 22, a Escola Municipal Comandante Azeredo Coutinho, em Paracambi, será beneficiada com a mesma iniciativa. “Este escritório é fundamental para que as crianças se familiarizem com a realidade da preservação ambiental e, quem sabe, se tornem futuras guardiões das florestas e do Rio Guandu”, afirmou Irapuã Tupinambá.
O projeto conta com o apoio da Nuclebrás Equipamentos Pesados SA (Nuclep), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), além das prefeituras de Itaguaí e Paracambi. As atividades do “Amigos do Guandu” seguirão até dezembro.
*Texto produzido a partir de release enviado pela Assessoria de Comunicação do Comitê Guandu.
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…
Atletas do projeto "Itaguaí Ação, Esporte e Inclusão" brilharam no Panamericano de Jiu-Jitsu Inclusivo da…
Em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Mangaratiba, por meio…
Com suas folhas verdes brilhantes e flores exóticas em tons vibrantes, o antúrio é uma…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta terça-feira (1º)…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos,…
This website uses cookies.