Categories: Geral

O nepotismo no Brasil

Em 20 de agosto de 2008, discutia-se no Supremo Tribunal Federal o tema nepotismo, na qual a deliberação culminou na edição da súmula vinculante nº. 13. 

Passados mais de 10 anos da sua edição, infelizmente, não é difícil encontrarmos ainda notícias dessa prática em nosso País.

Publicidade

O fundamento para a edição da súmula reside no artigo 37 da nossa Constituição, que determina, entre outros, a observância da impessoalidade na administração pública. A concepção do termo impessoalidade está ligado a ideia de imparcialidade, portanto, toda atuação do Estado deve está direcionada a aquilo que é melhor para todos. 

O nepotismo fica configurado quando um agente público se vale da sua posição de poder para nomear, contratar ou favorecer familiar ou quando nomeiam parentes uns dos outros, nesse caso chamado de nepotismo cruzado. 

No âmbito privado o favorecimento familiar é normal, já que a essência da propriedade privada é a manutenção da sua posse entre o dono e a sua família. Porém, esse entendimento não se aplica a administração pública, dado que os seus agentes lidam com a propriedade pública, ou seja, pertencentes a todas as pessoas.

Dentro de uma análise mais ampla, o nepotismo dentro da administração pública pode se manifestar nos casos de priorização do laço de parentesco sobre a competência técnica, em outras palavras, nomeação de familiares desqualificados para o exercício da função pública, nessa hipótese, também estaríamos diante de uma transgressão do princípio da eficiência, pois o serviço realizado pelo favorecido não será o melhor para a sociedade.

Além disso, essa prática pode dialogar com a corrupção, podendo conduzir e aprisionar o agente ao desvio de verba, ao pagamento de propinas e troca de favores. 

Também não é nenhuma novidade, casos de pedidos de “impeachment” no Brasil de Chefes do Poder Executivo, ou seja, Presidente, Governadores e Prefeitos, acusados dessa prática, com nomeações de familiares e salários que ultrapassam os limites legais. 

Certo é que, tal como os princípios e instrumentos constitucionais e infraconstitucionais, a súmula vinculante n. 13 do Supremo também almeja a proteção da supremacia do interesse público. 

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Prefeito de Mangaratiba se reúne com representantes da CCR RioSP

O prefeito de Mangaratiba, Luiz Claudio Ribeiro, participou na última quarta-feira (30/04) de uma reunião…

2 horas ago

PM apreende arma e drogas durante patrulhamento em Itaguaí

Na noite de quinta-feira (1º), a Polícia Militar apreendeu uma arma de fogo e frascos…

3 horas ago

Mangaratiba inicia operação “Virada Ambiental” e vai ampliar a fiscalização

A Prefeitura de Mangaratiba deu início, nesta terça-feira (30), à operação de fiscalização "Virada Ambiental",…

6 horas ago

O que fazer se a gaveta de talheres estiver com cheiro ruim

Elimine o cheiro ruim da gaveta de talheres com dicas caseiras simples e eficazes. Passo…

6 horas ago

Corrida do Trabalhador reúne mais de 400 atletas em Mangaratiba

Mangaratiba foi palco, nesta quinta-feira (1º), de um grande evento esportivo em celebração ao Dia…

7 horas ago

Inscrições para programa do Sebrae Rio terminam na segunda-feira (05)

O Sebrae Rio, juntamente com a Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura…

1 dia ago

This website uses cookies.