O Ministro de Minas e Energia – Bento Albuquerque – (ao microfone) inaugura o estande brasileiro na Conferência-Geral ao lado do diretor-geral da AIEA – Rafael Grossi (Divulgação / Nuclep)
A Nuclep é uma das representantes do setor nuclear brasileiro que integram a comitiva do país liderada pelo Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, na 65º Conferência Geral da Associação Internacional de Energia Atômica (AIEA), em Viena, na Áustria. O evento teve início na última segunda-feira (20) e vai até a próxima sexta (24).
Representada na conferência pelo seu presidente, Carlos Henrique Silva Seixas, e seu diretor-comercial, Nicola Neto, a Nuclep é responsável pelo desenvolvimento do primeiro Submarino Nuclear Brasileiro (SN-BR). Na última sexta (17), a empresa entregou à Marinha o primeiro de dois tanques de inundação do protótipo (Labgene) dos sistemas de propulsão do SN-BR.
Quando pronto, o Labgene possibilitará a simulação da operação do reator nuclear e dos diversos sistemas eletromecânicos a ele integrados, para então instalá-lo a bordo do submarino nuclear. Ainda não há uma data para a conclusão do protótipo.
PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO
A Conferência-Geral é o mais elevado órgão de decisão política da AIEA, que é vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU) e tem o objetivo de promover a cooperação para os usos pacíficos da energia nuclear. O evento ocorre uma vez ao ano e reúne representantes dos Estados-Membros da AIEA, de organizações internacionais e do setor privado.
A comitiva do Brasil é formada por representantes dos Ministérios das Relações Exteriores e Minas e Energia, Marinha do Brasil, Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e órgãos responsáveis pelo Programa Nuclear Brasileiro. Além da Nuclep, participam as seguintes empresas do setor nuclear nacional: Eletronuclear, Amazul, Atech-Embraer, INB e a Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares – Abdan.
ESTANDE DO BRASIL
O Ministro Bento Albuquerque, acompanhado do diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, inaugurou o estande do Brasil no evento. De acordo com a página da Nuclep no Facebook, Albuquerque indicou como prioridade do programa nuclear brasileiro a conclusão da usina de Angra 3, a construção do reator multipropósito e a aquisição de capacidades tecnológicas em pequenos reatores modulares.
Raízes da orquídea amarelando? Saiba como identificar e corrigir problemas na drenagem e recuperar a…
Entre os dias 15 e 17 de maio, o município de Itaguaí sediará o primeiro…
A Prefeitura de Mangaratiba realizou, nesta quinta-feira (8), uma nova etapa da operação Virada Ambiental…
O prefeito de Mangaratiba, Luiz Claudio Ribeiro, apresentou nesta quinta-feira (8) um balanço dos 100…
No Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (Cemaee) de Itaguaí, a inclusão vai além da…
Neste sábado (10), o município de Mangaratiba promove o Dia D de Vacinação contra Influenza,…
This website uses cookies.