Mesmo que a Vale alcance sua meta, a campanha Natal sem Fome vai seguir com as arrecadações (Raquel Júnia/EBC)
A mineradora Vale anunciou que vai aderir à campanha Natal sem Fome pelo terceiro ano consecutivo. Desde 2020, a empresa utiliza uma plataforma digital para encaminhar recursos para a ONG (Organização Não Governamental) responsável pela iniciativa, a Ação da Cidadania, fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1993. A edição 2022 da mobilização solidária, a propósito, começa pouco depois de uma pesquisa divulgar que cerca de 33 milhões de brasileiros não têm o que comer atualmente.
A plataforma digital Rede Voluntária Vale consiste em um mecanismo conhecido como matching, que funciona da seguinte maneira: a cada R$ 1 doado pela sociedade civil, a companhia faz uma contribuição de R$ 10 – para acessar a plataforma, clique aqui. Quando o montante enviado por voluntários chegar a R$ 100 mil, a campanha será encerrada, e a Vale repassará para ONG um aporte de R$ 1,1 milhão.
Entretanto, mesmo com o encerramento da iniciativa da Vale, a Natal sem Fome seguirá com as arrecadações. Para doar diretamente, basta acessar o site da campanha (clique aqui) ou transferir via PIX pela chave doe@natalsemfome.org.br.
33 MILHÕES COM FOME
A pesquisa que constatou o número de 33 milhões de brasileiros em situação de fome foi divulgada em setembro passado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). São parceiras do grupo entidades como Actionaid, Ford Fundation, Vox Populi e Oxfam, além da própria Ação da Cidadania.
Entre novembro de 2021 e abril de 2022, a Rede Penssan visitou 12.743 domicílios brasileiros nos 26 estados, mais o Distrito Federal. A partir de um questionário com perguntas sobre aquisição e consumo de alimentos, os pesquisadores chegaram ao total de pessoas que sentem fome no país.
Além disso, entenderam que a insegurança alimentar é maior em lares com crianças abaixo de 10 anos. “A Rede Voluntária será fundamental para que milhares de famílias e crianças tenham não apenas um Natal sem Fome, mas também de esperança e dignidade”, afirma Rodrigo “Kiko” Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania.
Segundo a Vale, desde 2020, sua plataforma digital, junto a voluntários da empresa e de toda a sociedade civil, já enviou R$ 1,8 milhão em doações para a campanha Natal sem Fome.
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