Mostra cultural em Itaguaí aborda grandes eventos históricos

FEIRA PEDAGÓGICA

Revolução Industrial, Reforma de Pereira Passos, História da Aviação, 1ª Guerra Mundial e outros feitos históricos foram alguns dos temas apresentados pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 2º ano do Ensino Médio do Educandário São José, na IX Feira-Mundo.

Publicidade

Realizado na manhã de sexta-feira (30), o evento foi uma oportunidade de os alunos mostrarem ao público o que aprenderam ao longo do ano letivo. Idealizada pelo professor de geografia, Alex Bastos, e coordenada pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio, a Feira-Mundo é realizada anualmente a cada última sexta-feira de novembro.

Este ano, a mostra teve como tema “Grandes acontecimentos da história: um resgate da memória da humanidade”.  De acordo com o professor Alex Bastos, a feira é organizada desde março, o que contribui para troca de experiência entre os alunos. “Os alunos iniciados no 6 º ano quando chegam no ensino médio, organizam a Feira-Mundo e acabam passando toda a experiência de trabalho e pesquisa e acabam conhecendo a funcionalidade de um trabalho. Quanto ao conteúdo, a experiência é maior ainda, porque os mais velhos acabam ajudando os mais novos”, disse o professor.

Os monitores Anna Beatriz Lima, José Geraldo Terra, o professor Alex Bastos, Katarina Vianna, Caio Meneses, Felipe Dias, Youhei Namiki

Segundo a diretora do Educandário São José, Maria Coeli Galiaço Prata, através da interdisciplinalidade, os alunos aprendem a trabalhar temas diversos de forma lúdica, trabalhar em grupo e terem mais responsabilidade.

Para os alunos, o evento contribui não só para os estudos como também na vida fora da escola. “A experiência da Feira-Mundo é muito gratificante, porque podemos colaborar com o que aprendemos durante o nosso currículo escolar, além de poder auxiliar os outros alunos e poder completar o ciclo da tradição da feira”, disse o aluno José Geraldo Terra, que atuou como monitor da feira.

Criada desde 2018, a Feira-Mundo recebeu visitas de estudantes de outras escolas de Itaguaí, Campo Grande, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e de ex-alunos do Educandário, que participam ativamente das atividades da Instituição. “Nós temos um laço muito forte com a escola. Estamos desde a primeira feira. Era um projeto pequeno e hoje o evento cresceu, é uma realização”, relataram os ex-estudantes Gabriel Gonzales e João Pedro Cardoso.

Ao todo, 28 trabalhos e pesquisas foram apresentados ao público ao longo de todo o dia.

VINICIO DA MATTA

vinicio.damatta@jornalatual.com.br

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

PetMóvel inicia castração gratuita de cães e gatos em Muriqui

O serviço de castração gratuita do PetMóvel já está em funcionamento no distrito de Muriqui,…

45 minutos ago

Mangaratiba inicia licenciamento de pescadores em Muriqui

A Secretaria de Agricultura e Pesca de Mangaratiba deu início nesta semana ao processo de…

1 hora ago

Balcão de Empregos faz atendimento na praça de Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba realiza, nesta terça-feira (8), uma edição especial do Balcão de Empregos,…

5 horas ago

Vinagre e bicarbonato: solução para manchas difíceis

Manchas difíceis são um verdadeiro desafio em qualquer casa. Seja na roupa, no sofá, nas…

7 horas ago

Cadim faz ação cívico-social na Escola Levy Miranda, na Ilha da Marambaia

O Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (Cadim) concluiu, nesta segunda-feira (7), a Ação…

23 horas ago

Prefeitura de Mangaratiba inicia obras de saneamento na praia de Itacuruçá

A Prefeitura de Mangaratiba iniciou nesta segunda-feira (7) uma importante obra de saneamento na Praia…

23 horas ago

This website uses cookies.