Faleceu neste domingo (2), de causas naturais, Miguel Benite, aos 121 anos, cacique da aldeia indígena Itaxin Mirim, em Paraty, na região da Costa Verde. O cacique foi uma relevância para a cultura guarani, não somente pela idade, mas por toda a sua história de vida e pelos ensinamentos que transmitiu às novas gerações. Ele deixou oito filhos e muitos netos.
Miguel Benite já morou em diversas aldeias pelo Brasil e trabalhou em diferentes áreas fora da comunidade para poder sustentar sua família. Foi nos anos 90 que sua avó revelou num sonho que a terra em Paraty Mirim seria o lugar ideal para construir sua aldeia, pois ela já havia passado por ali antes. O xeramõi pode ser traduzido como “meu avô” e para os Mbya Guarani, os líderes são os mais velhos, porque eles têm mais experiência e conhecimento da cultura e das esferas da vida. Por isso, eles são os membros mais importantes da comunidade.
Em nota, a Comissão Guarani Yvyrupa, organização política autônoma que congrega as aldeias dos povos guaranis localizadas no Sul e Sudeste do Brasil na luta comum pela terra, lamentou a morte do cacique nas redes sociais. “A Comissão Guarani Yvyrupa, comunica com muito pesar a passagem para a terra sem males ocorrido hoje (02/05/2021) do Xeramõi Miguel Benite. Miguel era cacique da Tekoa Parati Mirim no Rio de Janeiro. Tove katu tanhanembaraete xeretarã kuery. Aguyjevete!”.
Mais velho do mundo
O Centro de Artes Nativas Originárias das Américas (Canoa), que atua em Paraty difundido a cultura indígena através da sua arte, confirma que o cacique Miguel Benite teria 121 anos de idade. Comparando com registros do Guinnes World Records, o Guinnes Book, pode-se afirmar que Miguel teria sido o mais longevo humano da história moderna. Isso porque o livro dos recordes registrou, em setembro de 2017, que a jamaicana Violet Moss-Brown de Duanvale, falecida aos 117 anos, teria sido a pessoa mais velha do mundo. A matéria foi publicada no site https://www.guinnessworldrecords.com.br/news/2017/9/worlds-oldest-person-violet-moss-brown-from-jamaica-dies-age-117-494971.
Aprenda a cultivar a sempre-viva com sol, solo e cuidados simples. Flores que duram anos…
A jovem atleta Emilly Freitas Feijó, de apenas 11 anos, é um dos grandes destaques…
Com a previsão de chuvas intensas nas próximas horas e ao longo dos próximos dias,…
Descubra como manter margaridas florindo o ano inteiro com cuidados simples de solo, luz, poda…
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) abriu inscrições para…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (3)…
This website uses cookies.