Mangaratiba: carteira do pescador emitida na hora

A Prefeitura de Mangaratiba, divulgou nesta segunda-feira (13), que já está emitindo a nova Carteira Municipal do Pescador. De acordo com a prefeitura, o novo sistema criado para emissão do documento possui agilidade, praticidade e segurança. Segundo a prefeitura, com o programa, que acaba de ser atualizado, os profissionais da pesca poderão emitir ou renovar o documento, que além de sair na hora, conta com QR Code. A carteirinha tem validade de um ano e é emitida no ato do cadastramento. O serviço é realizado gratuitamente pela Secretaria de Agricultura e Pesca, no polo de atendimento do Mercado Municipal, localizado no primeiro distrito.

Ainda de acordo com a prefeitura, o código QR Code, que constará agora em todas as carteirinhas, além de cumprir a legislação municipal, aumenta a segurança dos pescadores da cidade, uma vez que possibilita que os agentes dos órgãos fiscalizadores verifiquem a veracidade e autenticidade do profissional da pesca de Mangaratiba.

Publicidade

VALORIZAÇÃO PARA O PESCADOR

Segundo o secretário de Agricultura e Pesca, Alex Barbosa, a carteirinha também serve como instrumento de autorização para venda do pescado. “Foi emitida uma lei pelo vereador Wlad da Pesca, onde portadores desta carteirinha podem comercializar o pescado nas orlas do município. Isso traz mais valorização para o pescador artesanal da cidade”, disse o parlamentar. 

O pescador Jailson Roque Diniz, morador de Jaguanum, aprovou a conquista. “Sou pescador desde quando nasci, e essa identificação nos permite uma liberdade de exercer nossa profissão sem que desconfiem de nós”, ressaltou.

A carteirinha tem validade de um ano e é emitida no ato do cadastramento

SISTEMA ATUALIZADO

O secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Antonio Carlos Aniceto, informou que o sistema foi atualizado e a automatização do processo é de extrema importância. “A nossa ideia foi automatizar e aperfeiçoar um banco de dados para possibilitar uma estatística concreta e facilitar a gestão do órgão em gerar políticas públicas para o setor”, explicou Aniceto.

Segundo dados da Secretaria de Agricultura e Pesca, atualmente o município possui mais de 780 pescadores cadastrados. A Prefeitura de Mangaratiba ressalta que o setor da secretaria funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.  Mais informações por meio do número 2789-6000 ramal 6085.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Como tirar manchas de café usando sal e água quente em roupas

Aprenda como tirar manchas de café da roupa usando sal e água quente de forma…

2 horas ago

Defesa Civil visita famílias afetadas pelas chuvas no Pomar da Casa Branca

Equipes da Secretaria de Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos…

18 horas ago

Mangaratiba lança projeto para combater violência contra crianças e adolescentes

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Mangaratiba lançou oficialmente nesta sexta-feira (11)…

19 horas ago

O antúrio vermelho é um clássico na decoração de interiores

O antúrio vermelho é elegante, duradouro e perfeito para decorar interiores. Saiba como cuidar e…

20 horas ago

Alunos de Mangaratiba participam de avaliação diagnóstica de educação

A Secretaria de Educação de Mangaratiba concluiu com sucesso a Avaliação Diagnóstica anual, envolvendo mais…

23 horas ago

Corrida do Trabalhador 2025 em Mangaratiba vai celebrar 10 anos

O município de Mangaratiba se prepara para promover a Corrida do Trabalhador 2025, que neste…

24 horas ago

This website uses cookies.