Categories: Itaguaí

Mãe pede ajuda para custear tratamento da filha

SEROPÉDICA Desempregada, Juliana Amorim de Figueiredo, que é moradora de Seropédica, vem enfrentando um difícil drama. Ela é mãe da menina Maria Julia, de apenas quatro anos, que vem sendo submetida ao tratamento contra um câncer raro, o sacorma de Ewing, no Hospital do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Juliana precisa acompanhar a filha nos atendimentos, mesmo não tendo de onde tirar recursos para arcar com despesas de alimentação, translado e medicamentos.

A família, que mora na Rua H, nº 8, km 42, em Seropédica, abriu duas contas em bancos virtuais para receber doações e apela para quem puder ajudar nesse momento extremamente difícil. As doações podem ser depositadas em contas virtuais, que facilitam a movimentação pelo celular: Banco 290, Pague Seguro Internet S/A – agência 0001 – conta nº 14308127-1 ou Banco 260, Nubank Pagamentos S/A – agência 0001 – conta nº 33027778-8, ambas em nome de Juliana Amorim de Figueiredo – CPF: 195.735.857-23. 

Publicidade

Juliana diz que sua filha é carinhosamente chamada de Maju. Ela acrescenta que seu drama começou em novembro de 2019, quando Maju, aos três anos, foi diagnosticada com sacorma de Ewing. O tratamento quimioterápico teve início em janeiro de 2020 e já incluiu seis ciclos de quimioterapia. Logo após o término desses ciclos ela recebeu a notícia de que Maju teria que ser submetida a uma desarticulação coxofemoral, procedimento que significa amputação da perna, no caso dela o membro direito.

Juliana acentua que mesmo passando por situações extremamente traumáticas, como a queda dos cabelos e a perda da perna por conta do câncer, Maju nunca se deixou abater e sempre foi uma menina radiante e cheia de vida. “É uma inspiração e um espelho para as pessoas que valorizam as pequenas coisas da vida. Só quem passa ou está lado a lado sabe o quão doloroso e ingrato é o câncer”, diz Juliana, acrescentando que informações sobre o câncer infanto-juvenil são pouco veiculadas. “Esse assunto tinha que ser mais visível e mais falando. Em pleno 2020, no século 21, o câncer infantil é tratado como tabu. E também a maioria dos casos de crianças é descoberto já avançado”, lamenta ela. 

 

Brasil registra menos de mil casos da doença por ano

O sarcoma de Ewing é uma doença tão rara quanto grave. O Brasil registra menos de mil casos por ano. Trata-se de um tumor maligno que afeta principalmente crianças, adolescentes e jovens adultos, com pico de incidência em torno dos 15 anos, de acordo com o Inca. O mais comum é que o sarcoma ocorra nos ossos e, em ordem de frequência, se dá nas extremidades inferiores, no quadril, nas coxas, no tórax, na extremidade superior, na coluna, na mão e no crânio. O tumor também pode aparecer nas partes moles em volta dos ossos e é recorrente no tronco, extremidades, cabeça, pescoço e retroperitônio. Ainda podem existir sarcomas que misturam as características ósseas e extraósseas, mas são extremamente raros.

FOTO REPRODUÇÃO
MAJU PRECISA de ajuda para continuar o tratamento e para despesas com alimentação, locomoção e compra de medicamentos

Apesar dos sarcomas de Ewing serem divididos em três tipos, todos se caracterizam pelas mesmas anomalias genéticas, em que trechos de dois cromossomos, o 11 e o 22, se fundem e dão origem a uma proteína que faz com que as células se reproduzam descontroladamente, dando origem ao tumor. Infelizmente, esse é um câncer que a ciência não conseguiu desvendar. A causa do sarcoma de Ewing é desconhecida e não existem fatores de risco claramente associados a doença. O Inca afirma que o câncer não pode ser prevenido, não é herdado e não se conhece associação com estilo de vida ou ambiente. Quando se identifica o câncer, os tratamentos mais comuns são quimioterapia, cirurgia para retirar o tumor e quimioterapia depois da operação. Se a cirurgia não for recomendada pela posição do tumor, sessões de radioterapia também podem ser indicadas. 

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Encontro para integração portuária e descarbonização no Rio de Janeiro abre inscrições

A secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) está com inscrições abertas…

10 horas ago

Mangaratiba sedia escuta pública da Política Nacional Lei Aldir Blanc

Na manhã desta quarta-feira (21), Mangaratiba foi palco de uma importante escuta pública da Política…

11 horas ago

Ação Consumidor Social chega a Itaguaí neste sábado (24)

O programa Ação Consumidor Social, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON)…

14 horas ago

Mangaratiba avança em habitação com novo convênio federal

A Prefeitura de Mangaratiba firmou nesta semana um Termo de Compromisso com o Governo Federal,…

15 horas ago

Como deixar o closet com cheiro de loja de roupa nova

Veja como perfumar seu closet com cheiro de loja de roupa nova usando truques simples…

16 horas ago

Saúde de Mangaratiba entrega kits maternidade no hospital municipal

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (21)…

1 dia ago

This website uses cookies.