O livro, com 120 páginas ilustradas, é o resultado de 15 anos de pesquisa de campo (Foto: Welington Campos)
A pesquisadora, escritora e historiadora Mirian Bondim lançou o livro A história de Mangaratiba por seus patrimônios histórico-culturais, por ocasião do aniversário de 190 anos da cidade. O livro, com 120 páginas ilustradas, é o resultado de 15 anos de pesquisa de campo, iniciada pela autora no ano de 2005, quando coordenou um programa de educação patrimonial que teve como carro-chefe o Encontro histórico-cultural de Mangaratiba, projeto das secretarias municipais de Educação e de Planejamento.
Em entrevista ao ATUAL, após sessão de autógrafos durante o I Encontro de Secretários do Circuito São João Marcos, Mirian contou que reuniu no livro os patrimônios históricos tombados e outros de valor reconhecido pela população que os protege. São sítios, sambaquis, prédios, senzalas, igrejas, capelas, monumentos, ruínas, barracões, casarios e fazendas, além das riquezas imateriais da cidade, como festas, folias de reis, lendas, tradições, hinos, brasões, filmes, músicas e tudo mais que imortaliza o município.
Na obra, inédita e singular, a historiadora conseguiu revelar a Mangaratiba que transcende o tempo, de histórias imortais e de valores que ficarão para sempre como acervo dos seus moradores e de todos aqueles que tenham o privilégio de visitar esse celeiro de lendas e tradições. Os mil exemplares foram patrocinados pela empresa Vale e estão sendo distribuídos a todas as escolas, bibliotecas, instituições, organizações, grupos culturais, empreendedores de turismo, entre outros.
“Esse livro é um sonho antigo, um trabalho árduo de campo e de pesquisa. A gente precisa divulgar os nossos patrimônios, para que as pessoas reconheçam o patrimônio e construam a sua identidade com a história de Mangaratiba. E que essa identidade sirva como alavanca para o desenvolvimento de um turismo sustentável de base comunitária”, afirmou ela.
Miriam Bondim acrescentou que espera ver a sua obra contribuir para o desenvolvimento tanto da educação patrimonial escolar quanto do turismo local. Ela aproveitou para agradecer a Vale por patrocinar o livro, o que proporcionou a distribuição gratuita às instituições e organizações sociais de Mangaratiba.
“Agradeço também à Associação de Moradores do Vale do Rio Sahy, que foi a proponente do projeto, uma vez que possui um dos maiores sítios arqueológicos do município. E gratidão ainda a todos os que colaboraram com fotos e informações”, completou a escritora.
A jovem atleta Emilly Freitas Feijó, de apenas 11 anos, é um dos grandes destaques…
Com a previsão de chuvas intensas nas próximas horas e ao longo dos próximos dias,…
Descubra como manter margaridas florindo o ano inteiro com cuidados simples de solo, luz, poda…
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) abriu inscrições para…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (3)…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou dois veículos adulterados na noite de quarta-feira (2) durante…
This website uses cookies.