Itaguaí: Gil Torres faz live para repetir que não é oposição ao prefeito

O presidente da Câmara de Itaguaí, Gil Torres (União Brasil), transmitiu uma live na sua página oficial no Facebook na tarde da última sexta-feira (23) para voltar ao tema que continua a agitar os bastidores políticos da cidade.

O presidente estava acompanhado dos vereadores Jocimar do Cartório (PTC), Sandro da Hermínio (PP), Alex Alves e Fabinho Taciano (ambos do PRTB).

Publicidade

O tema: a quinta emenda à lei anual do orçamento (LOA – 2023), aprovada na última sessão legislativa (na quarta-feira, 21), de autoria do próprio Gil Torres.

Em resumo, a emenda determina que dinheiro extra no orçamento (os chamados “créditos suplementares”), alterações na estrutura do governo (como criação ou extinção de cargos e secretarias etc) e operações de crédito e contratações devem passar pelo crivo (aprovação) da Câmara, pois, como determina o Regimento Interno da Casa de Leis, podem ser realizadas apenas se os parlamentares aprovarem por lei tais providências.

Porém, algo inédito desde 2021 aconteceu: cinco vereadores votaram contra: Haroldo Jesus (PV), Vinícius Alves (Republicanos), Julinho (PSC), Zé Domingos (PTB) e Rachel Secundo (PL).

CLICK ABAIXO E LEIA COMO FOI A VOTAÇÃO FINAL DO ORÇAMENTO PARA 2023:

Haroldo e Vinícius disseram na tribuna que a emenda era uma interferência indevida do Legislativo sobre o Executivo. Na visão deles, a medida retira do prefeito o direito de usar os recursos de acordo com a sua gestão, e – lembrou Haroldo – administração do orçamento é papel da prefeitura.

Torres sugeriu que ambos interpusessem recursos, e reiterou que a discussão do assunto deveria ter sido feita em momento anterior.

Também argumentou que a emenda apenas era fruto de prerrogativa parlamentar, ou seja, que cabe à Câmara legislar e fiscalizar o Executivo, e que a emenda nada mais é que o exercício dessa prerrogativa.

Mesmo com os votos contrários à quinta emenda, a Lei do Orçamento 2023 foi aprovada.

“NÃO HÁ OPOSIÇÃO”

O presidente Gil Torres reagiu mal não somente às críticas dos colegas que votaram contra a emenda de sua autoria, mas principalmente as que passaram a circular nas redes sociais e nos bastidores políticos.

Incomodado, repetiu na live o que já havia dito ao final da última sessão legislativa: que é direito seu agir como legislador e fiscalizador, e que submeter tais atos administrativos a uma lei está determinado pelo Regimento Interno da Câmara.

Em contrapartida, páginas no Facebook que apoiam o prefeito Rubem Vieira têm repetido que Gil Torres quer ser prefeito, e que, por isso, resolveu agir na intenção de limitar os poderes de Rubem. Também questionam o fato de que o formato de orçamento enviado pela prefeitura à Câmara não é diferente de outros, aprovado inclusive pelos mesmos vereadores em ocasiões anteriores.

Quanto aos fatos: a Câmara apenas votou “contra” o prefeito quando aprovou – por unanimidade – três requerimentos que solicitavam informações sobre contratos e licitações, das quais o Ministério Público buscava explicações, em setembro deste ano.

Mas, fora esses requerimentos (dos quais nunca mais se falou), desde julho de 2021 era praticamente certa a aprovação de tudo o que vinha da prefeitura.

De repente, algo mudou e acendeu o alerta da rede política de apoio ao prefeito.

Mais uma vez, Gil Torres declarou que não há oposição, e que o relacionamento com Rubem Vieira é ótimo. O ATUAL já havia pedido, ainda na quarta-feira (21), um posicionamento do prefeito. Mas, até o momento, não houve resposta.

Na live, o vereador Sandro da Hermínio reclamou do “alvoroço” (palavra dele) por causa da questão. Parece, contudo, que a situação é mais séria: acaba de se estabelecer uma crise da qual não se pode prever que desdobramentos terá.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

A lavanda é ideal para atrair abelhas e polinizadores para o jardim

A lavanda, com sua fragrância envolvente e flores delicadas, é muito mais do que uma…

14 horas ago

Vitória em família nos Estados Unidos

O Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jitsu Brasileiro (Pan IBJJF) é o maior torneio de jiu-jitsu brasileiro…

16 horas ago

Academia Itaguaiense de Letras intitula sócios fundadores

A Academia Itaguaiense de Letras (AIL) promoveu, na quinta-feira (27), no Faeworks Espaços Inteligentes, no…

16 horas ago

Facerj debate potencialidades do mar em cidades litorâneas do RJ

As oportunidades de negócios cooperativistas na Economia do Mar do Rio de Janeiro, estado que,…

17 horas ago

Trio fala sobre a Paixão de Cristo em Mangaratiba

Os convidados da quinta-feira (3) do Podcast Atual foram o ator Daniel Soares e os…

20 horas ago

Autismo na agenda do Podcast Atual

Na quarta-feira (2) é celebrado o Dia Mundial do Autismo, data instituída pela Organização das…

20 horas ago

This website uses cookies.