Itaguaí ganha samba em homenagem aos 200 anos

CELEBRAÇÃO

No último sábado, 8 de dezembro, o Projeto Ativação Cultural Itaguaí 200 Anos, que tem o patrocínio da Vale e do Ministério da Cultura, realizou um ensaio do samba feito em homenagem ao bicentenário, no Bar do Miroca, um dos redutos de samba da cidade e local de concentração do tradicional Bloco da Burrinha.

O evento reuniu quem fez história nos carnavais de Itaguaí, como o primeiro carnavalesco da cidade João Vandert, que também foi um dos fundadores da Escola de Samba Unidos de Itaguaí, em 1955. Na ocasião, histórias de carnavais foram relembradas com direito a bateria tocando marchinhas e clássicos do samba de Itaguaí.

Publicidade

O encontro foi um “esquenta” para a última edição do Projeto Ativação Cultural Itaguaí 200 Anos, que acontece no dia 15 de dezembro no Parque das Artes, no Centro de Itaguaí, que promete fazer um resgate da história do samba com direito a desfile de um bloco montado com os maiores nomes do Carnaval da cidade.

O Projeto Ativação Cultural Itaguaí 200 Anos foi divido em 10 meses para homenagear e levar a história do bicentenário o município. A cada terceiro sábado do mês, em um ponto diferente da cidade, acontecem diversas atividades culturais gratuitas. O evento já contou com a participação de mais de 15 mil pessoas e apresentou os temas “Os Dias de Hoje”, “Os Índios”, “Os Jesuítas”, ‘O Engenho de Açúcar do Facão”, “O Nascimento da Cidade”, “O Príncipe Regente”, “Os Africanos”, “A República” e “A Imigração Japonesa”.

As ações também passaram por mais de 30 escolas da cidade. Desde março deste ano, a equipe do Projeto Ativação Cultural Itaguaí 200 Anos leva para as unidades escolares da região uma cartilha contando a história da cidade e realiza atividades circenses, como perna de pau e tecido acrobático, além de apresentações de poesias e música.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Nova bandeira aumenta custos da conta de luz em junho

A partir deste mês, a conta de luz dos brasileiros sofrerá um aumento de R$…

16 horas ago

Mangaratiba faz recadastramento obrigatório de contribuintes

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Tesouro, iniciou o recadastramento de contribuintes…

17 horas ago

Rio tem mais de 3 mil vagas de emprego e jovem aprendiz

O estado do Rio de Janeiro oferece mais de 3.200 vagas para quem deseja ingressar…

19 horas ago

Detran passa a emitir nova Carteira de Identidade Nacional aos sábados

Os postos do Detran RJ em todo o Estado do Rio de Janeiro passam a…

21 horas ago

Projeto Horta na Escola promove aprendizagem sustentável em Itaguaí

O Projeto Horta na Escola é uma iniciativa inovadora da Prefeitura de Itaguaí, fruto da…

22 horas ago

É assim que a zamioculca avisa que está sufocando no substrato

Zamioculca com folhas amareladas? Veja como ela avisa que o substrato está sufocando e o…

22 horas ago

This website uses cookies.