DESTAQUE

Posse de vereadores e eleição para a presidência da Câmara de Itaguaí serão históricas

Solenidade terá transmissão ao vivo pelo YouTube e pelo Facebook; novo presidente toma posse como prefeito interino

A Câmara de Itaguaí viverá momentos notadamente históricos na primeira manhã de 2025, quando os vereadores eleitos tomam posse dos seus cargos e, em seguida, escolhem o presidente da Casa de Leis, na chamada Eleição para a Mesa Diretora. Ocorre que, devido a circunstâncias jurídicas específicas, a escolha do presidente significa alçar um vereador à condição de prefeito interino.

Leia mais: Vereadores eleitos recebem diploma em Itaguaí

Publicidade

A origem dessa situação remonta a julho de 2020, com a cassação de Carlo Busatto Junior (o Charlinho) e Abeilard Goulart de Souza Filho (Abelardinho), prefeito e vice-prefeito de Itaguaí, respectivamente. Com a cassação deles, Rubem Vieira (Rubão) tomou posse como prefeito por cerca de seis meses e, nas eleições daquele ano, sagrou-se vencedor.

Para a Justiça, pelo menos até agora, Rubão cumpre o segundo mandato na chefia do Executivo e não poderia concorrer ao que seria um terceiro mandato.

A batalha continua, e terá mais um capítulo no próximo dia 4 de fevereiro, quando acontece o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral que vai definir o futuro político de Rubão.

Até lá, pelo menos, Itaguaí terá um prefeito, digamos, temporário. Caso o plenário decida manter o entendimento do Ministro André Mendonça, do Tribunal Superior Eleitoral, os eleitores de Itaguaí vão votar às urnas em uma eleição suplementar para escolher o prefeito que vai governar os próximos quatro anos.

Esse prefeito temporário – um dos vereadores eleitos – será escolhido pelos seus colegas parlamentares no próximo dia 1° de janeiro.

Por isso a eleição dessa Mesa Diretora é tão especialmente importante e histórica.

Como vai ser

O Atual apurou como vai ser a solenidade do dia 1° de janeiro. Trata-se de um rito, um evento organizado de acordo com as determinações do Regimento Interno da Câmara. Mais exatamente, dos artigos 3° (sobre a posse) e 24° (sobre a eleição da Mesa Diretora).

Tudo vai transcorrer como de hábito, conforme os protocolos de sempre. Primeiro, posse. Depois, eleição da Mesa Diretora.

Mas, em 2025, há a grande novidade: a eleição do presidente (cargo máximo da Mesa Diretora) é o mesmo que determinar quem vai ser prefeito interino.

Os cargos a serem preenchidos na Mesa Diretora são: Presidente; Vice-presidente; Segundo vice-presidente; Terceiro vice-presidente; Primeiro Secretário e Segundo Secretário.

Com seis cargos e 11 vereadores, tem-se uma situação que não favorece o jogo democrático situação/oposição. A conta não fecha. De modo que, por causa disso, é sempre chapa única.

As negociações para a composição da chapa têm sido intensas, mas ocorrem nos bastidores. A população só vai saber quando o vereador que preside a sessão de eleição anunciar os componentes da chapa.

Uma vez contados os votos, a chapa vencedora será anunciada. O presidente eleito fica poucos minutos no cargo, só até tomar posse como prefeito interino.

O vice-presidente eleito da chapa vencedora se torna Presidente da Câmara interino.

Itaguaí terá interinos na chefia dos dois poderes: Executivo e Legislativo.

Haroldo é cotado

Não se pode dizer que há um favorito, mas fontes contam que movimentações de bastidores apontam que o atual presidente, Haroldo Jesus, é um dos mais cotados para assumir a prefeitura interinamente.

Haroldo tem sido afinado com o prefeito Rubem Vieira (Rubão) desde que Gil Torres foi destituído do cargo (em 17 de outubro do ano passado) e ele se tornou presidente da Câmara.

Há fortes indícios de que ele mantém a presidência, e, por isso, será prefeito interino. Mas, tal como aconteceu no passado, tudo pode mudar de repente.

As fontes que revelaram ao Atual essa preferência não apontam quem compõe a chapa com ele, ou seja, não é possível de antemão prever quem assume interinamente a presidência da Câmara.

Porque o momento é crucial

Parece pouco tempo à frente da prefeitura em um governo provisório que, em tese, nem se “arruma” para executar algo em cerca de quatro ou cinco meses (que é quanto se calcula para a realização de uma eleição suplementar).

Porém, a prefeitura emprega milhares de pessoas. Um novo governo, inevitavelmente, faz a “dança das cadeiras” em todos os níveis da administração. Da mesma forma, um novo governo pode ser uma grande influência para a eleição suplementar.

Talvez por esse motivo os advogados de Rubão tentaram, de todas as maneiras (e sem sucesso até o momento), evitar que um prefeito interino tome posse em 1° de janeiro.

Uma eventual posse de Haroldo como prefeito interino não implica, necessariamente, em continuidade do governo Rubão, e esta tem sido uma grande incógnita que se afigura adiante.

Como acompanhar

O Atual vai continuar com a cobertura sobre os acontecimentos políticos de Itaguaí, como sempre faz.

Mas, para quem quiser acompanhar a solenidade ao vivo, basta acessar os canais oficiais da Câmara no YouTube e no Facebook.

A Diretoria de Comunicação da Câmara informou, a pedido do Atual, que estes são os meios para que a população assista às solenidades, tanto a posse quanto a eleição da Mesa Diretora e a posse do prefeito interino, tudo na mesma transmissão.

Clique aqui para assistir a solenidade no canal da Câmara de Itaguaí no YouTube.

Caso prefira assistir pelo Facebook da Câmara de Itaguaí, clique aqui.

* Com informações da Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Itaguaí

Jupy Junior

Jupy Junior é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) com Mestrado em Comunicação pela mesma instituição. Atuou em diversas empresas jornalísticas e como assessor de imprensa. Recebeu o título de cidadão itaguaiense, concedido pela Câmara Municipal de Itaguaí, em 2012. Lecionou em cursos de graduação em Comunicação Social nas Universidade Estácio de Sá (UNESA) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi subsecretário de Comunicação Social e Eventos na Prefeitura Municipal de Mangaratiba em 2016. Atuou como Editor Executivo do Jornal Atual entre 2012 e 2015 e é Diretor de Jornalismo do Jornal Atual desde 2021.

View Comments

  • Quarta-feira, Itaguaí terá uma eleição indireta para prefeito interino, o qual governará a cidade até que haja um pleito suplementar. Rubão disputou, ganhou, não levou e também não permitiu que ninguém sentasse na cadeira em seu lugar. Vamos acompanhar os acontecimentos e torcer para que o escolhido para a presidência da Câmara seja um vereador idôneo, competente e do agrado da população local.

Recent Posts

Encontro para integração portuária e descarbonização no Rio de Janeiro abre inscrições

A secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) está com inscrições abertas…

11 horas ago

Mangaratiba sedia escuta pública da Política Nacional Lei Aldir Blanc

Na manhã desta quarta-feira (21), Mangaratiba foi palco de uma importante escuta pública da Política…

12 horas ago

Ação Consumidor Social chega a Itaguaí neste sábado (24)

O programa Ação Consumidor Social, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON)…

16 horas ago

Mangaratiba avança em habitação com novo convênio federal

A Prefeitura de Mangaratiba firmou nesta semana um Termo de Compromisso com o Governo Federal,…

16 horas ago

Como deixar o closet com cheiro de loja de roupa nova

Veja como perfumar seu closet com cheiro de loja de roupa nova usando truques simples…

18 horas ago

Saúde de Mangaratiba entrega kits maternidade no hospital municipal

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (21)…

1 dia ago

This website uses cookies.