Haroldo Jesus é o novo presidente da Câmara de Itaguaí

Foi com muita emoção que Haroldo Jesus (PV) tomou posse como presidente da Câmara Municipal de Itaguaí (CMI) nesta terça-feira (24). Até então líder do governo na Casa de Leis, Haroldo ingressou como candidato ao cargo com chapa única (chamada “Competência e Lealdade”), e elegeu-se por unanimidade.

Haroldo Rodrigues Jesus Neto tem 32 anos, é casado, pai de dois filhos e nasceu em Itaguaí. Ele cresceu acompanhando a atuação política de seu pai, Beto da Reta, ex-deputado estadual e ex-vereador eleito por Itaguaí por três mandatos.

Publicidade

Beto esteve presente à sessão que consagrou o filho presidente da Câmara. Ele estava ao lado dos ex-vereadores Roberto Espolador Guimarães, Noel da SOS e Fábio Rocha (que é secretário municipal de Eventos).

Da esq. para a dir.: Beto da Reta, Roberto Espolador Guimarães, Noel da SOS e Fábio Rocha (ex-vereadores foram prestigiar posse do novo presidente (Reprodução internet)

Haroldo já esteve à frente do Legislativo de Itaguaí em 2021, quando, em julho daquele ano, renunciou ao cargo. No seu discurso de posse, ele disse que na ocasião renunciou por estar ligado a assuntos políticos por questões pessoais.

Ele se elege depois que o plenário decidiu pela destituição de Gil Torres (União Brasil), resultado de uma Comissão Processante da CMI instaurada por denúncias de que Gil foi autoritário e descumpriu regras do Regimento Interno.   

Votos

O vereador Julinho (PSC) disse: “que orgulho, Haroldo é um homem competente. Vai ser bom para todos que estão aqui, gregos e troianos. Ele saiu daqui, renunciou, deu 10 passos para trás para Deus exaltar para depois dar passos para a frente. Te amo, você é merecedor, hoje é um dia de paz, de serenidade”.

O vereador Sandro da Hermínio (PP) desejou: “Que Deus possa te iluminar”. Ele acrescentou que “todo poder demanda do povo, que eu possa ser um instrumento e um amigo leal e um secretário digno e à altura”. E finalizou: “Sabemos do seu comprometimento”.

Guilherme Farias, vereador do PL, garantiu: “Aqui você vai ter um parceiro, vamos fazer o melhor para a população”.

Zé Domingos (PTB), comentou: “Nada como um dia após o outro. A pressão foi muito grande, Deus o iluminou, você recuou, mas hoje tenho o prazer em votar em Vossa Excelência”.

Jocimar do Cartório (PTC) desejou sorte e  disse: “que possamos estar unidos para conquistarmos coisas melhores para a população”.

Fabinho Tarciano (PRTB) disse que seria “um soldado” com quem Haroldo poderia contar.

Alex Alves (PRTB) declarou: “Você sabe o carinho e a estima que tenho por você”.

Rachel Secundo (PL), estimou: “Que o vereador Haroldo faça o melhor trabalho para o nosso povo e a nossa cidade”.

Discurso

Haroldo Jesus chorou quando foi consagrado presidente. Em momentos do seu discurso sua voz esteve embargada.

Ele disse que não tinha lançado candidatura até a última sexta-feira (20), e fez vários comentários a respeito da sua renúncia ao mesmo cargo, em 2021.

Haroldo chorou quando subiu à tribuna para discursar depois de ser consagrado presidente por unanimidade (Reprodução internet)

Segundo ele, “foi Deus” quem mandou ele renunciar: “eu e os vereadores estávamos em um momento distante, e resolvi equilibrar minha vida pessoal. No dia seguinte ao pedido de renúncia, meu coração estava em paz. Tomei aquela decisão porque Deus estava mandando. E não uso o nome de Deus em vão, na política até evito, sou católico, temente a Deus, mas eu converso com Deus à noite, quando acordo, eu e ele sozinho, não preciso ficar expondo minha fé”.

Haroldo comentou que sua única preocupação, na ocasião da renúncia, era desonrar o pai, mas que todas as suas decisões sempre foram divididas com a família.

Ele também enfatizou que é preciso “olhar para todos os vereadores da mesma maneira, pois não existe vereador com mais ou menos poder que o outro”.

E finalizou: “Essa Casa volta a ser de todos os vereadores e volta a respeitar o Regimento Interno e a Lei Orgânica, volta a seguir as regras jurídicas, e plenário sempre vai ser soberano”.

Jupy Junior

Jupy Junior é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) com Mestrado em Comunicação pela mesma instituição. Atuou em diversas empresas jornalísticas e como assessor de imprensa. Recebeu o título de cidadão itaguaiense, concedido pela Câmara Municipal de Itaguaí, em 2012. Lecionou em cursos de graduação em Comunicação Social nas Universidade Estácio de Sá (UNESA) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi subsecretário de Comunicação Social e Eventos na Prefeitura Municipal de Mangaratiba em 2016. Atuou como Editor Executivo do Jornal Atual entre 2012 e 2015 e é Diretor de Jornalismo do Jornal Atual desde 2021.

Recent Posts

A lavanda é ideal para atrair abelhas e polinizadores para o jardim

A lavanda, com sua fragrância envolvente e flores delicadas, é muito mais do que uma…

7 horas ago

Vitória em família nos Estados Unidos

O Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jitsu Brasileiro (Pan IBJJF) é o maior torneio de jiu-jitsu brasileiro…

9 horas ago

Academia Itaguaiense de Letras intitula sócios fundadores

A Academia Itaguaiense de Letras (AIL) promoveu, na quinta-feira (27), no Faeworks Espaços Inteligentes, no…

10 horas ago

Facerj debate potencialidades do mar em cidades litorâneas do RJ

As oportunidades de negócios cooperativistas na Economia do Mar do Rio de Janeiro, estado que,…

11 horas ago

Trio fala sobre a Paixão de Cristo em Mangaratiba

Os convidados da quinta-feira (3) do Podcast Atual foram o ator Daniel Soares e os…

13 horas ago

Autismo na agenda do Podcast Atual

Na quarta-feira (2) é celebrado o Dia Mundial do Autismo, data instituída pela Organização das…

14 horas ago

This website uses cookies.