Treinamento visa preparar os agentes para desempenharem um atendimento mais humanizado para vítimas de violência doméstica (FOTO JONATHAN ABADE/PMM)
A Secretaria de Segurança e Trânsito de Mangaratiba, e da Seção de Instrução Especializada (SIESP), iniciou nesta segunda-feira (8), mais uma semana de capacitação para os agentes da Guarda Municipal que atuam na Ronda Maria da Penha do município. De acordo com a secretaria, o curso também está recebendo os agentes das guardas de Senador Canedo, em Goiás, e de Nilópolis, no Rio de Janeiro, que vieram de suas cidades especialmente para receberem a capacitação.
A Prefeitura de Mangaratiba informou que o treinamento tem como objetivo preparar os guardas municipais para desempenharem um atendimento mais humanizado para vítimas de violência doméstica, preservando sempre o bem-estar de cada uma.
O coordenador da Ronda Maria da Penha de Mangaratiba, Enock Pereira, comemorou o fato de o município estar se tornando referência nesse tipo de atendimento. “É muito satisfatório para nós vermos que o trabalho que está sendo feito aqui no município tem se destacado positivamente no cenário nacional. E também de podermos funcionar como uma força amiga às demais cidades, que através dessa parceria conosco conseguem multiplicar o que foi aprendido aqui, e até levar este trabalho de instrução para outros locais”, disse.
Segundo a Secretaria de Segurança e Trânsito, desde o início do projeto, guardas municipais de diversas cidades já receberam o treinamento em Mangaratiba. Entre elas estão os municípios de Paraty, São João de Meriti, Seropédica, Miguel Pereira e Itaguaí.
A comandante da guarda de Senador Canedo – GO, que também está participando do curso, disse que quer levar o conhecimento adquirido no município para a criação do projeto de Ronda Maria da Penha na sua cidade. “Até então nós atuamos de forma repressiva no combate ao crime de violência doméstica. Mas agora, a nossa intenção e do Prefeito, é que passemos a agir de forma preventiva como fazem em Mangaratiba. Essa capacitação vai trazer o conhecimento e a técnica necessários para que nossos agentes realizem este tipo de atendimento corretamente”, pontuou. A secretaria ressalta que o projeto Ronda Maria da Penha é uma iniciativa da Guarda Municipal de Mangaratiba e acontece em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil do Estado Rio de Janeiro, para atender as vítimas de violência da cidade. Os agentes atuam em ocorrências, pós ocorrências e ainda na verificação de medidas protetivas em vigor.
Descubra como cultivar a orquídea chocolate com facilidade e aproveite sua beleza e perfume marcante…
Descubra 5 motivos para cultivar viola tricolor e encher vasos e jardineiras com flores vibrantes,…
A Casa Amarela, um dos espaços mais tradicionais e queridos de Muriqui, em Mangaratiba, prepara…
A Prefeitura de Itaguaí começou a demolição do Hospital N.Sª da Guia nesta terça-feira (15).…
A Secretaria de Saúde de Mangaratiba entregou nesta quarta-feira (16) uma nova ambulância do SAMU.…
O Centro Cultural Pomar da Casa Branca foi oficialmente inaugurado nesta quarta-feira (16), em uma…
This website uses cookies.