Fim da escala do Porto de Itaguaí ameaça exportações mineiras

A principal rota de exportação prejudicada é a que liga o Rio de Janeiro à Ásia

Em um encontro realizado na FIEMG, no início deste mês, representantes de indústrias exportadoras Minas Gerais e membros do Sindicato da Indústria do Ferro Gusa e Sindicato das Indústrias de Ferroligas e Silício Metálico (Abrafe) discutiram as possibilidades de manutenção da escala de navios no Porto de Itaguaí. “A decisão das Companhias de Navegação de suspender a escala direta do Rio de Janeiro para a Ásia se configura uma decisão extremamente prejudicial para as indústrias de Minas Gerais e do Rio de Janeiro”, pontua Alexandre Brito, consultor do Centro Internacional de Negócios da FIEMG (CIN).

Representantes das indústrias e membros dos sindicatos afirmam ainda que as consequências do cancelamento da escala não serão desprezíveis. Os custos de frete, segundo eles, já são elevados e ficariam ainda mais altos com a suspensão da escala. “Este problema é particularmente agudo para indústrias localizadas nas regiões Central, Zona da Mata, Rio Doce e vale do aço, e até mesmo em regiões do oeste do estado”, ressalta Brito.

Publicidade

Outro ponto levantado no encontro são os riscos de concentração do mercado, com a redução das escalas e concentração em Santos. O médio prazo uma redução no número de escalas não apenas limita as opções logísticas das empresas como tende a elevar os custos logísticos e, portanto reduz a competitividade das exportações brasileiras. Enquanto as empresas se esforçam para reduzirem o custo e manter os clientes no exterior, as companhias de navegação acabam por absorver os ganhos possíveis deste esforço.

A linha que atualmente tem a escala no em Itaguaí atende a mercados asiáticos muito importantes para as exportações de Minas e do Brasil. Além de escalas em Santos a linha atende aos mercados situados na Coréia do Sul, norte (Qingdao), centro (Shangai) e sul da China (Shenzen), além de atracação em Cingapura e Malásia. A linha traz produtos asiáticos para o Brasil e produtos brasileiros que são desembarcados nos países asiáticos

De acordo com cálculos da FIEMG, a partir de dados das empresas o aumento do custo logístico diante da eventual eliminação da escala no Rio de Janeiro é estimado em torno de 31%, variando de 13% em media para o setor da mineração, até 55% ou mais nos setores de ferroligas, siderurgia e agro alimentos. Além disto, em todas as simulações os custos de frete para Santos tanto para rodoviário como ferroviário aumentam para as cargas originarias de Minas Gerais.

Brito conta que a estratégia acordada na reunião passa pela negociação com armadores e também pela articulação com entidades estaduais e nacionais como a CNI, e também com a Antaq na busca de soluções que viabilizem a manutenção e entrada de novos operadores.  De acordo com as empresas, existe uma demanda potencial que justifica a manutenção da linha de mais de 500 contêineres por semana.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Itaguaí promove encontro educacional sobre a Lei Lucas

A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoverá no próximo dia…

9 horas ago

Campeonato de Futebol Amador de Mangaratiba começa domingo (25)

A bola vai voltar a rolar em Mangaratiba! Após anos sem edições, o Campeonato Municipal…

10 horas ago

Projeto Fala Jovem dá voz à juventude de Mangaratiba

A juventude de Mangaratiba ganhou voz e protagonismo no último sábado (17) com a realização…

11 horas ago

Parque São João Marcos inaugura “Espaço Arqueologia Divino de Oliveira”

O Parque Arqueológico e Ambiental de São João Marcos (PAASJM), espaço educativo e cultural da…

13 horas ago

Disque Denúncia pede informações sobre assassinos de diretor de clínica em Seropédica

O Disque Denúncia (2253-1177) divulgou, no sábado (17), um cartaz com o título “Quem Matou?”,…

14 horas ago

Filme “Limite”, gravado em Mangaratiba, completa 94 anos

No último sábado, 17 de maio, o clássico do cinema nacional "Limite", dirigido por Mário…

14 horas ago

This website uses cookies.