Escola de Seropédica recebe o projeto ambiental Amigos do Guandu

A Escola Municipal Creuza de Paula Bastos, em Seropédica, começou a receber nesta semana o projeto Amigos do Guandu, que promove uma série de atividades lúdicas voltadas para a educação ambiental. A iniciativa é do Comitê Guandu-RJ, órgão que promove diferentes ações que buscam a melhoria da quantidade e qualidade das águas de 15 municípios fluminenses – dentre eles, Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica.

Na segunda-feira (7), alunos da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental do colégio puderam conhecer, por meio de vídeo, a mascote Dudu, uma criatura mágica que representa o espírito do Rio Guandu. De acordo com a proposta do personagem, sua missão é conscientizar as crianças sobre os problemas ambientais do planeta, e que para solucioná-los, é necessário que cada um faça a sua parte.

Publicidade

Ainda na conexão entre educação e diversão, o projeto levou às crianças uma cartilha com diversos conteúdos, como jogos educativos, desenhos para colorir e uma história em quadrinhos.

Já na quinta (10), os alunos visitaram o Manancial (sede da CEDAE), no Centro do Rio de Janeiro, onde assistiram a uma apresentação de fantoches sobre conscientização com o ecossistema, com suas matas e águas. 

Na próxima quarta (16), o plano é levar à escola uma peça de teatro sobre um peixe mágico e uma oficina para produção de brinquedos com material reciclável.

PASSADO E PRESENTE

E no ano que vem, esses alunos vão receber o livro “O Rio que Fui”, com depoimentos deles próprios, em textos e desenhos, sobre como o Rio Guandu ou outros mananciais da região eram no passado em comparação ao que são atualmente.

O projeto começou em caráter de teste em Seropédica e Nova Iguaçu – com um total de atendimento a 150 crianças. Mas já há a ideia de levá-lo para outros municípios, como Itaguaí, em 2023. A ação tem apoio da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (CEDAE), da Prefeitura de Seropédica e da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Itageek 2025 transforma Itaguaí em um universo geek neste sábado (24)

O município de Itaguaí se prepara para receber uma verdadeira celebração da cultura pop com…

4 horas ago

Agentes da GM de Mangaratiba se especializam no Projeto AmigãoCão

A Secretaria de Segurança e Trânsito de Mangaratiba realizou mais uma etapa de qualificação profissional…

4 horas ago

PRF apreende mais de dois mil pinos de cocaína em Paraty

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na noite desta segunda-feira (19), aproximadamente seis quilos de…

10 horas ago

Mangaratiba inicia capacitação para gestores e coordenadores de saúde

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda-feira (19)…

10 horas ago

Camisa com marca de suor? Essa pasta caseira não danifica a roupa

Saiba como tirar mancha de suor da camisa usando uma pasta caseira fácil e segura…

11 horas ago

Itaguaí promove encontro educacional sobre a Lei Lucas

A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoverá no próximo dia…

1 dia ago

This website uses cookies.