Em Itaguaí, moradora de Coroa Grande é caso suspeito de varíola dos macacos

Dos quatro casos suspeito de contaminação do vírus da varíola dos macacos no estado do Rio de Janeiro, um é de Itaguaí. Em nota oficial, a prefeitura confirmou que a moradora de Coroa Grande – cujo nome o ATUAL optou por não revelar – foi atendida no Hospital Municipal São Francisco Xavier (no domingo, 19) e orientada a fazer isolamento domiciliar. Além disso, a prefeitura informou que “todas as medidas de controle e contenção foram tomadas” e que a Secretaria Municipal de Saúde já comunicou o fato às autoridades estaduais. A nota informa ainda que o Instituto Oswaldo Cruz vai fazer os testes para confirmar se a moradora de Itaguaí está ou não com a doença.

Um dado curioso: a prefeitura emitiu uma nota a princípio, com a informação de que a paciente trabalhava “em um hotel no município vizinho” (na verdade, o Club Med, em Mangaratiba), o que leva a supor que a contaminação tivesse ocorrido lá, por causa de um suposto contato com estrangeiros. Mas, em seguida, a assessoria divulgou uma nova nota com a informação suprimida.

Publicidade
Paciente apresenta um dos sintomas característicos da doença, mas investigação está em andamento e diagnóstico não está confirmado (Foto enviada pela paciente)

O ATUAL conversou por WhatsApp com a paciente. Ela disse que começou a sentir os sintomas a partir de 14 de junho, e que não vai ao Club Med “há mais de um mês”. Por isso ela acredita que, caso tenha se contaminado, que isto ocorreu em Itimirim, em Coroa Grande, onde mora. Foi a pedido dela que a prefeitura alterou a nota oficial de modo a suprimir a informação do seu local de trabalho. Ela também contou que técnicos foram hoje nesta segunda (20) na sua casa para coletar material a fim de proceder à investigação sobre a presença do vírus no seu organismo.

Paciente relata que começou a sentir os sintomas no dia 14 de junho, e que ainda tem muitas dores pelo corpo (Foto enviada pela paciente)

A paciente relatou que ainda sente muitas dores no corpo. Ela apresenta as bolhas e feridas características da varíola dos macacos, conforme fotos que ela mesma tirou e enviou para a reportagem, mas, como fez questão de ressaltar, seu caso ainda é de suspeita da doença. Somente após uma análise do Instituto Oswaldo Cruz é que se pode ter certeza se ela tem ou não varíola dos macacos. Ela contou que está tomando Dipirona e Deocil para conter as dores.

A prefeitura não informou a previsão para confirmação (ou não) do diagnóstico.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Cadim faz ação cívico-social na Escola Levy Miranda, na Ilha da Marambaia

O Centro de Avaliação da Ilha da Marambaia (Cadim) concluiu, nesta segunda-feira (7), a Ação…

9 horas ago

Prefeitura de Mangaratiba inicia obras de saneamento na praia de Itacuruçá

A Prefeitura de Mangaratiba iniciou nesta segunda-feira (7) uma importante obra de saneamento na Praia…

9 horas ago

Feira de Cultura de Itaguaí terá atrações em nove locais da cidade

A cidade de Itaguaí se prepara para receber a terceira edição da FcultI – Feira…

12 horas ago

Comitê Guandu anuncia mais de R$ 100 milhões em investimentos na RH II

Na última sexta-feira (4), o Comitê Guandu celebrou 23 anos de atuação com o anúncio…

14 horas ago

Os segredos para cultivar petúnias e garantir flores deslumbrantes

Descubra os segredos para cultivar petúnias e garantir flores deslumbrantes no jardim, vasos ou varandas…

15 horas ago

A lavanda é ideal para atrair abelhas e polinizadores para o jardim

A lavanda, com sua fragrância envolvente e flores delicadas, é muito mais do que uma…

1 dia ago

This website uses cookies.