Encontro reuniu juízas e juízes das zonas eleitorais do estado para tratar dos preparativos para as próximas eleições municipais (FOTO DIVULGAÇÃO/TRE-RJ)
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) realizou, na última sexta-feira (26), uma reunião de alinhamento com juízas e juízes das zonas eleitorais do estado, visando os preparativos para as próximas eleições municipais. O primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro.
Na abertura do encontro, que aconteceu no auditório do Palácio da Democracia, nova sede da Justiça Eleitoral no Centro do Rio, o presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, destacou a importância de um trabalho coordenado. “Estamos dando início oficial aos preparativos da próxima eleição”, afirmou.
A reunião contou também com a presença do vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Peterson Barroso Simão, que enfatizou a necessidade de uma atuação firme da Justiça Eleitoral. “Confio no engajamento de todos na prevenção e combate aos ilícitos que tenham por objetivo influenciar o voto do cidadão, garantindo que os representantes do povo sejam escolhidos com liberdade”, declarou.
FISCALIZAÇÃO
Pela manhã, o encontro focou na fiscalização da propaganda eleitoral. O coordenador do Núcleo de Fiscalização da Propaganda Eleitoral, juiz Bruno Monteiro Rulière, discutiu os desafios dessa tarefa nas eleições municipais. Ele reforçou a importância do alinhamento entre ações de inteligência e repressão na atuação das equipes. “O ambiente virtual será palco de nosso maior desafio. As ações na internet atingem um grande número de pessoas de forma rápida”, observou o juiz Bruno Rulière, lembrando também a importância do aplicativo Pardal para denúncias feitas pela população.
A juíza Mirela Erbisti, da 191ª Zona Eleitoral (Ilha do Governador), abordou os impactos da nova norma de fiscalização na internet (Resolução TSE nº 23.732/2024). Ela detalhou conceitos relacionados às atividades no ambiente virtual, como deepfake, avatar, chatbots e conteúdo sintético.
Os juízes Carlos Eduardo Carvalho de Figueiredo (211ª ZE – Jardim Botânico) e Leonardo Grandmassom (238ª ZE – Magalhães Bastos) também participaram do encontro, fazendo apresentações temáticas. As juízas Maria Paula Gouvêa Galhardo (125ª ZE – Santa Cruz) e Daniela Ferro (199ª ZE – Niterói) encerraram o evento abordando o registro de candidaturas na Capital e a prestação de contas eleitorais em Niterói, respectivamente.
Descubra 5 motivos para cultivar viola tricolor e encher vasos e jardineiras com flores vibrantes,…
A Casa Amarela, um dos espaços mais tradicionais e queridos de Muriqui, em Mangaratiba, prepara…
A Prefeitura de Itaguaí começou a demolição do Hospital N.Sª da Guia nesta terça-feira (15).…
A Secretaria de Saúde de Mangaratiba entregou nesta quarta-feira (16) uma nova ambulância do SAMU.…
O Centro Cultural Pomar da Casa Branca foi oficialmente inaugurado nesta quarta-feira (16), em uma…
Em breve, os moradores de Conceição de Jacareí contarão com um novo e importante reforço…
This website uses cookies.