Educação de Mangaratiba realiza projeto sobre prevenção ao suicídio

Orientadores Educacionais das unidades escolares de Mangaratiba participaram nesta quinta-feira (19) de uma roda de conversa do projeto “Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio – Não Julgue, Escute!”. A ação foi realizada pela Secretaria de Educação, por meio do Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico (Cemap) e da Diretoria de Assistência Integral ao Educando (Daie), no auditório da Faetec. A iniciativa teve como objetivo conscientizar os profissionais sobre a importância de falar sobre o tema e como abordar o assunto nas escolas.

A roda de conversa contou com a participação da psicóloga e do Psiquiatra do Cemap, Camila Amaral e Pedro Henrique Alonso, e do anestesista Marcelo Antonio Costa de Souza. Os profissionais abordaram o tema de forma descontraída e cada um citou uma particularidade. Pedro Henrique contextualizou o que de fato é o suicídio. Já a psicóloga Camila falou sobre as várias formas de diagnosticar a situação nas escolas, e Marcelo Souza sobre diversas experiências da ação.

Publicidade

Para o orientador Educacional da Escola Municipal Caetano de Oliveira, em Itacuruçá, Ricardo Suzano, o encontro foi enriquecedor. “É necessário adquirir conhecimento para trabalhar com adolescentes. Infelizmente temos muitos casos de depressão nesta idade e estar preparado para lidar no dia a dia é muito importante”. 

O secretário de Educação, Valdemar Neto, agradeceu o envolvimento de todos. “Obrigada por se preocuparem em participar. Sabemos o quanto é importante capacitá-los para que possam lidar com possíveis alunos que passam por este problema. É uma pressão psicológica muito grande”.

A diretora do Cemap, Cristileine Pereira, acredita que o Orientador Educacional é responsável, dentro da escola, por detectar e visualizar o aluno que apresenta algum problema. “Nossa ideia foi passar para eles experiências e formas para lidar com o assunto”. O evento também contou com a presença da diretora do Daie, Gerlaine da Fonseca.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Saúde de Mangaratiba entrega kits maternidade no hospital municipal

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (21)…

12 horas ago

Delegacia de Mangaratiba ganha Sala Lilás para acolher vítimas de violência

Em um marco importante para o combate à violência de gênero e proteção infantil, foi…

13 horas ago

Prefeitura embarga obras irregulares nas Ilhas de Itacuruçá e Jardim

Dando sequência às ações de combate às construções irregulares, invasões e crimes ambientais, a Prefeitura…

18 horas ago

Por que você deve deixar a planta “dormir” após o replantio

Saiba por que sua planta precisa de repouso após o replantio e como isso ajuda…

20 horas ago

Itageek 2025 transforma Itaguaí em um universo geek neste sábado (24)

O município de Itaguaí se prepara para receber uma verdadeira celebração da cultura pop com…

2 dias ago

Agentes da GM de Mangaratiba se especializam no Projeto AmigãoCão

A Secretaria de Segurança e Trânsito de Mangaratiba realizou mais uma etapa de qualificação profissional…

2 dias ago

This website uses cookies.