Divórcio extrajudicial – Direito Atual

Dr. Frederico Moraes

Até 1997 imperava no Brasil a política jurídica antidivorcista do “até que a morte os separe”, decorrente da grande influência da Igreja no Estado. Ocorre que em 29 de junho de 1997 foi instituído pela Emenda Constitucional nº 9 o divórcio, regulamentado no mesmo ano, pela Lei do Divórcio, nº 6.515. O divórcio é uma das maneiras de pôr termo à sociedade conjugar e ao vínculo matrimonial, permitindo aos interessa dos contrair novo matrimônio.

Em 4 de janeiro de 2007, almejando a redução do volume de processos, foi editada a Lei 11.441, permitindo à sociedade brasileira realizar o divórcio, a separação, o inventário e a partilha consensual pela via administrativa, por meio de escritura pública em cartório, submetendo a tutela do Poder Judiciário apenas às hipóteses excepcionais.

Publicidade

A escritura pública dispensa homologação judicial e constitui título hábil para qualquer ato de registro. São requisitos para a realização do divórcio em cartório: a assistência jurídica de um advogado (que poderá representar ambas as partes), já que sem ele o tabelião não poderá lavrar a escritura; as partes devem ser capazes e concordantes (livre manifestação de vontade); o casal não poderá ter filhos menores ou incapazes, assim como não poderá a mulher se encontrar em estado gravítico.

Com relação aos filhos menores, cabe aludir à Resolução nº 35, de 2007, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que autoriza a autorização do divórcio extrajudicial para o casal que tenha filhos menores emancipados. Não poderá o divórcio ser realizado em cartório se não forem atendidos os requisitos acima expostos.

Quanto ao Cartório de Notas, a escolha é livre, independente da residência do casal ou mesmo do local do casamento. Poderá ser realizada ainda no mesmo ato a partilha dos bens ou sua transmissão (título gratuito ou oneroso), sendo obrigatório o recolhimento dos respectivos impostos. Para concluirmos, é possível a retomada do nome de solteiro ou mesmo a manutenção do nome de casado, assim como a definição sobre o pagamento ou não de pensão alimentícia.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Facerj debate potencialidades do mar em cidades litorâneas do RJ

As oportunidades de negócios cooperativistas na Economia do Mar do Rio de Janeiro, estado que,…

38 minutos ago

Trio fala sobre a Paixão de Cristo em Mangaratiba

Os convidados da quinta-feira (3) do Podcast Atual foram o ator Daniel Soares e os…

3 horas ago

Autismo na agenda do Podcast Atual

Na quarta-feira (2) é celebrado o Dia Mundial do Autismo, data instituída pela Organização das…

4 horas ago

Aprenda a cultivar a sempre-viva e ter flores que duram anos

Aprenda a cultivar a sempre-viva com sol, solo e cuidados simples. Flores que duram anos…

20 horas ago

Atleta de Itaguaí busca patrocínio para seguir brilhando nos tatames

A jovem atleta Emilly Freitas Feijó, de apenas 11 anos, é um dos grandes destaques…

2 dias ago

Mangaratiba cria gabinete de crise para enfrentar chuvas intensas

Com a previsão de chuvas intensas nas próximas horas e ao longo dos próximos dias,…

2 dias ago

This website uses cookies.