Detran tem nova ferramenta de pesquisa para evitar fraudes

O Detran do Rio de Janeiro conta agora com um grande aliado no combate a fraudes. Trata-se de um dispositivo de pesquisa que permite saber, no momento da inclusão do serviço de Troca Real de Infrator (TRI), se a multa está sendo repassada para pessoas registradas com óbito. Isso porque a Coordenadoria de Julgamento e Controle de Infrações suspeita que um grande número de infrações estaria sendo atribuído ao mesmo CPF, o que trouxe à tona a necessidade do dispositivo.

Por meio de uma pesquisa nos processos abertos, foram verificadas cerca de duas mil multas com TRI para pessoas mortas nos últimos cinco anos. A investigação revelou também que um único CPF recebeu 413 infrações. A fraude foi descoberta com a união dos setores de Identificação Civil e de Tecnologia da Informação, que cruzaram o banco de dados das carteiras de identidade com o sistema estadual de multas. Desde o início de abril, já foram identificadas 22 tentativas de fraude.

Publicidade

A verificação da irregularidade é realizada durante a abertura do procedimento de TRI. Logo em seguida, o processo é encaminhado à Corregedoria, para análise de participação de servidores do departamento e, posteriormente, à Polícia Civil, para investigação e abertura de inquérito que possa enquadrar os envolvidos por falsidade ideológica. 

Segundo o Detran, a nova ferramenta impossibilitará o andamento do procedimento de TRI para quem tenha tentado usar CPFs de pessoas mortas. Já em relação aos dois mil casos que concluíram o processo nos últimos cinco anos, estão sendo tomadas as medidas legais para que as apresentações sejam canceladas, e todos os envolvidos sejam investigados.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Encontro para integração portuária e descarbonização no Rio de Janeiro abre inscrições

A secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (SEENEMAR) está com inscrições abertas…

1 hora ago

Mangaratiba sedia escuta pública da Política Nacional Lei Aldir Blanc

Na manhã desta quarta-feira (21), Mangaratiba foi palco de uma importante escuta pública da Política…

2 horas ago

Ação Consumidor Social chega a Itaguaí neste sábado (24)

O programa Ação Consumidor Social, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON)…

6 horas ago

Mangaratiba avança em habitação com novo convênio federal

A Prefeitura de Mangaratiba firmou nesta semana um Termo de Compromisso com o Governo Federal,…

6 horas ago

Como deixar o closet com cheiro de loja de roupa nova

Veja como perfumar seu closet com cheiro de loja de roupa nova usando truques simples…

8 horas ago

Saúde de Mangaratiba entrega kits maternidade no hospital municipal

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (21)…

1 dia ago

This website uses cookies.