Francis Firmino falou ao jornalista Renato Reis sobre os desafios que ela e equipe enfrentam na rotina do órgão (FOTO CHRISTIAN REIS)
A convidada do Podcast Atual da terça-feira (25) foi a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) de Itaguaí, Francis Lúcia Firmino Araújo. Ela é doutoranda em Desenvolvimento Territorial e Política Pública, pela UFRRJ. Também é mestre em Atenção Psicossocial, pela UFRJ; especialista em Serviço Social e Saúde, pela Uerj. Tem ainda bacharelado em Administração Pública, pela UFF; e em Serviço Social, pela Unisuam.
Francis Firmino foi presidente do Conselho Municipal de Mulheres de Itaguaí entre 2020 e 2024. Assim, acumula experiências nas áreas de saúde, saúde mental, assistência social e políticas públicas para mulheres, com ênfase em violência de gênero e direitos humanos.
Na conversa, Francis iniciou falando que foi uma criança que muito sofreu com bullying na escola. Ela citou que um fato foi decisivo para que sem conscientizasse de sua timidez e passasse a encará-la de frente. Lembrou que ao recusar ir ao quadro para resolver uma questão, por causa da timidez, foi brutalmente ofendida. A então professora a expulsou da sala, recorrendo a expressões como “preta, pobre e burra”. “Nesse dia, chorando diante do espelho do banheiro da escola, decidi que venceria na vida através do estudo”, recordou.
Francis falou sobre a dura rotina no trabalho no Ceam. Ali, ela e uma equipe multidisciplinar atendem a mulheres em situação de vulnerabilidade, e que precisam muito de acolhimento. Ela acentuou, contudo, que o trabalho não se resume à acolhida. A transformação passa ainda pelo esforço para inserção dessas mulheres no mercado de trabalho. Essa iniciativa envolve a participação de entidades como a Justiça, a Polícia Civil e a Secretaria Municipal da Mulher.
A conversa também caminhou para temas como a busca de capilaridade no atendimento do Ceam. Trata-se de um esforço em consonância com a tese de doutorado de Francis, sobre a valorização da atenção aos territórios em que essas mulheres estão. Isso inclui sua própria casa, seu bairro e instituições como escolas, igrejas e associações de moradores próximas de seus locais de moradia.
Com base em sua experiência na Delegacia de Polícia em Belford Roxo, Francis se preocupa em manter a equipe focada num aspecto especial. Trata-se de entender o drama que em muitos casos toma conta da mente da clientela do Ceam. Ela falou ainda da homenagem de que foi alvo na Câmara Municipal de Itaguaí, como “Mulher Dinâmica 2024”. A íntegra da conversa de Francis Firmino com o jornalista Renato Reis está no link https://www.youtube.com/live/RdyAm1tDAz4?si=USmnJMZmi10KDOLv.
Leia também: Mangaratiba fortalece debate sobre direitos humanos e políticas sociais
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) abriu inscrições para…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (3)…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou dois veículos adulterados na noite de quarta-feira (2) durante…
A flor-do-campo, também conhecida como flor silvestre, é uma daquelas preciosidades da natureza que carregam…
As prefeituras de Mangaratiba e Itaguaí oficializaram uma parceria estratégica para reforçar a fiscalização ambiental…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…
This website uses cookies.