Comissão da Alerj discute impacto de termelétricas na Baía de Sepetiba

A Comissão de Saneamento Ambiental, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizou nesta quinta-feira (15), audiência pública para discutir os impactos da instalação de quatro termelétricas na Baía de Sepetiba e 36 torres de transmissão de energia na região. Além dos parlamentares, participaram representantes de diversas organizações da sociedade civil.

A presidente da comissão, a deputada Lucinha (PSD) destacou o prejuízo causado pela operação das termelétricas: “Por um decreto do governador, foi declarado que era uma operação de utilidade pública, mas para o pescador e para quem mora em Sepetiba não é de utilidade pública. É uma operação desnecessária, visto que nossos reservatórios de água estão nos níveis mais altos dos últimos dez anos. Para que produzir energia elétrica a peso de ouro? Esta audiência formaliza que a luta é importante”.

Publicidade

A Alerj informou que o Ministério Público Federal (MPF), autor de duas ações civis públicas para impedir o funcionamento das termelétricas, não teve representante presente na audiência, mas enviou um documento em que relata a situação atual dos processos. De acordo com as informações do promotor Jaime Mitropoulos, a Justiça Federal entendeu que o MPF não possui legitimidade ativa para propor as ações e que a Justiça Federal não é competente para o julgamento. Foram dadas sentenças de extinção dos processos sem resolução de mérito, das quais o MPF recorreu.

Segundo a Comissão, o Ministério Público do Estado (MPRJ) também propôs ação civil pública para impedir o funcionamento. Em primeira instância foi concedida uma liminar suspendendo as operações, mas em segunda instância o Tribunal de Justiça do Estado (TJRJ) revogou a liminar.

O deputado Luiz Paulo (PSD) comentou as decisões judiciais e apontou como caminho para a paralisação das atividades uma articulação com o novo Governo Federal. “Além de uma questão ambiental gravíssima, é ao mesmo tempo uma questão política gravíssima. O caminho por via do Judiciário foi bloqueado por ambos os lados. O governador do nosso estado foi reeleito, e possui maioria no Parlamento. Temos que ter uma ação política por meio do novo Governo Federal que irá iniciar. Precisamos de uma medida mais incisiva para paralisar as ações”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Ambiente e Clima do Rio de Janeiro informou que só foi procurada pela responsável pelo empreendimento para uma compensação voluntária da empresa na Baía de Sepetiba, propondo a restauração de seis hectares de vegetação de manguezal. A Fundação Instituto de Pesca do Estado (Fiperj) declarou que não foi consultada sobre a instalação em nenhum momento.

Membro do Observatório do Petróleo e Gás, Thiers Wilberger chamou a atenção para o impacto das atividades na vida marinha. “A temperatura da água do mar é muito importante para a vida dos moluscos. Já vivemos em um período de emergência climáticas, e as atividades sem avaliação estratégica e estudos de impacto ambiental nos deixa bastante preocupados”, destacou.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Mangaratiba faz Dia D de Vacinação contra a gripe neste sábado (10)

Neste sábado (10), o município de Mangaratiba promove o Dia D de Vacinação contra Influenza,…

16 minutos ago

Como limpar pano de prato encardido sem usar água sanitária

Aprenda a limpar pano de prato encardido sem água sanitária usando receitas caseiras com bicarbonato,…

3 horas ago

Imposto de Renda: Fórum em Itaguaí orienta contribuintes para fundos sociais

A cidade de Itaguaí realiza primeiro Fórum Regional da Costa Verde na manhã desta sexta-feira…

3 horas ago

Polícia Militar faz apreensão de armas, munições e drogas em Itaguaí

Em uma série de operações realizadas nesta quarta-feira (7), a Polícia Militar do Rio de…

18 horas ago

Santa Cruz sedia Semana da Simbiose Industrial

A Associação das Empresas do Distrito Industrial de Santa Cruz (AEDIN) lança a Semana da Simbiose para…

18 horas ago

Itaguaí abre vagas temporárias na rede municipal de ensino

A Prefeitura de Itaguaí anuncia a abertura das inscrições para o Processo Seletivo Simplificado nos…

23 horas ago

This website uses cookies.