Censo 2022: os números de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quarta-feira (28) o resultado do Censo Demográfico 2022 – o primeiro desde 2010, ano em que a pesquisa ocorreu pela última vez.

E de acordo com a edição mais recente, a população brasileira chegou a 203.062.512 habitantes, um crescimento de 6,45% em relação aos 190.755.799 de 2010. Mas e em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica, como terá sido o aumento da população?

Publicidade

ITAGUAÍ

O ATUAL fez um levantamento no site do próprio IBGE e apurou, por exemplo, que a população atual de Itaguaí é de 116.841 pessoas. Ou seja, um crescimento, em 12 anos, de 7.750 indivíduos, o que representa um aumento de 6,63%. A taxa de crescimento anual ficou em 0,23%.

Ainda de acordo com o Censo 2022, no município, há 57.725 domicílios (57.630 particulares permanentes; 20 particulares improvisados; e 75 coletivos)

MANGARATIBA

Já em Mangaratiba os residentes subiram de 36.456 para 41.220. Dentre os três municípios que a reportagem pesquisou, aliás, este é o caso de maior crescimento: 11,55% (4.764 pessoas). A taxa de crescimento anual chegou a 0,99%. E o total de domicílios é de 43.765 (43.704 particulares permanentes; 13 particulares improvisados; e 48 coletivos).

SEROPÉDICA

Em contrapartida à Mangaratiba, em Seropédica se deu o menor aumento populacional entre 2010 e 2022. De 78.186 para 80.596, uma diferença de 2.410 que equivale a 2,99%. A taxa de crescimento anual ficou em 0,78%. Sobre os domicílios, são 39.947 (39.850 particulares permanentes; sete particulares improvisados; e 90 coletivos).

DENSIDADE DEMOGRÁFICA

Ainda sobre os municípios, o IBGE também divulgou a atual densidade demográfica, um indicador populacional que corresponde à relação entre a população absoluta e a extensão de um determinado território. O resultado é uma média habitantes/quilômetro quadrado.

Pelo Censo 2022, em Itaguaí (283 km2), a densidade demográfica é de 413,44 hab/km2. Em Mangaratiba (368 km2), o indicador aponta 112,13 hab/km2. Já em Seropédica (265 km2), a média ficou em 303,92 hab/km2.

POR QUE O CENSO É IMPORTANTE?

Com o resultado da pesquisa, é possível esclarecer o perfil socioeconômico do país, com dados como número de habitantes, suas características e como vivem.

A partir de tais informações, passa a ser maior o embasamento para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. Por meio do Censo, por exemplo, é possível estipular para uma determinada região uma prioridade de investimentos em áreas como saúde e educação.

Luiz Maurício Monteiro

Repórter com mais de 15 anos de trajetória e passagens por diferentes editorias, como Cidade, Cultura e Esportes.

Recent Posts

3 cuidados no plantio do lírio-amarelo que favorecem flores mais duráveis e impedem queda precoce das pétalas

Veja como plantar lírio-amarelo corretamente para ter flores mais duráveis e evitar queda precoce das…

6 horas ago

Porto Sudeste figura entre os mais sustentáveis do país

O Porto Sudeste iniciou 2026 com um dos principais reconhecimentos públicos do setor: alcançou nota…

2 dias ago

Morre o professor Dimas Lindo

Uma das maiores referências na difusão do espírito comunitário em Mangaratiba a na cidade do…

2 dias ago

Detran atualiza prova teórica da CNH no Rio e adota banco nacional

O Detran RJ atualizou as questões do exame teórico de legislação, e passou a adotar…

3 dias ago

Carnaval reúne 50 mil pessoas por dia em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba divulgou nesta quinta-feira (19) o balanço oficial do Carnaval 2026, que…

3 dias ago

Blocos, desfile das campeãs e agenda cultural no fim de semana

O fim de semana mantém o ritmo do Carnaval no Rio. A agenda cultural chega…

3 dias ago

This website uses cookies.