DESTAQUE

Autismo na agenda do Podcast Atual

Na terça-feira (1º), as convidadas do programa foram a psicóloga Michelle Dias e a assistente social Hélida Ribeiro, que discorreram sobre temas alusivos do Dia Mundial do Autismo

Na quarta-feira (2) é celebrado o Dia Mundial do Autismo, data instituída pela Organização das Nações Unidas, para conscientizar sobre a condição. Em mais uma edição temática, alusiva à efeméride, o Podcast Atual recebeu, na terça-feira (1º), a psicóloga Michelle Madi Dias, especialista em terapia de família e terapia cognitivo-comportamental na infância e adolescência. Servidora efetiva da Prefeitura de Itaguaí, Michelle já realizou, através da Subsecretaria da Pessoa com Deficiência, encontros com famílias atípicas, e ministra palestras, rodas de conversa e aulas sobre cuidado, acessibilidade e inclusão e histórico de políticas públicas PCD, entendendo que a diferença existe e deve ocupar todo lugar.

Trabalho no CRAS de Chaperó

A outra convidada foi Hélida Ribeiro Hermes de Oliveira, graduada em Serviço Social, pós-graduada em Saúde Pública, e especialista em Gestão Pública de Políticas de Saúde e Assistência Social, ela é coordenadora do CRAS Chaperó desde 2015, e ali desenvolve trabalho de articulação da rede intersetorial no território. Em 2021, idealizou, em parceria com a Subsecretaria da Pessoa com Deficiência, encontros de famílias que têm em sua composição pessoa com deficiência, dando voz e visibilidade ao público PCD. “Através da escuta qualificada e do trabalho em parceria com a rede promovemos inclusão, orientamos sobre os direitos sociais e auxiliamos na viabilização do mesmo. Este trabalho tem impactado a vida das famílias atípicas que buscam o CRAS para orientação, acesso a direitos e inclusão”, antecipou ela.

Publicidade
Michelle Dias e Hélida Ribeiro, posando após a elucidativa conversa com Renato Reis, em mais uma edição temática do Podcast Atual, alusiva ao dia 2 de abril

Mães de crianças autistas

Na conversa com o jornalista Renato Reis, as duas profissionais começaram informando que ambas são mães de crianças portadoras do transtorno do aspecto autista (TEA), condição que lhes deu a capacidade de atuar com pleno conhecimento da realidade do público, com a especialíssima atenção ao fato de que não há tratamentos padronizados, porque cada caso é um caso. Ambas disseram sobre suas trajetórias, que inclui projetos junto à Subsecretaria da Pessoa com Deficiência. “Claro que a minha vivência atravessou a minha vida profissional”, disse Hélida. “A partir do diagnóstico do meu filho, com certeza mudou radicalmente a minha vida, mas ao contrário do que as pessoas pensavam, ele me fez crescer”, completou Michelle.

Experiências valiosas para a carreira

Tanto Hélida quanto Michelle disseram que as experiências pessoais as levaram a mergulhar fundo no estudo dos aspectos relacionados ao TEA. Isso as levou a intensificar participação em projetos relacionados ao tema, como o “Cuidando de quem cuida”. Essa experiência abriu enormemente o leque de compreensões sobre as condições das pessoas autistas. “Eu vivo o meu filho na maior parte do meu tempo. Isso porque eu acho que a diferença dele me fez humanizar o olhar no meu trabalho, nas minhas relações, no mundo. E eu acho que é uma humanização necessária”, sentenciou Michelle.

Diagnóstico como ponto de partida

Hélida, por sua vez, citou uma particularidade de sua experiência. “Eu recebo muitas famílias que me procuram porque as pessoas falam ‘Ah, procura a Hélida lá, porque ela também é mãe atípica’. E eu recebo muitas famílias que chegam para atendimento no CRAS com o diagnóstico pensando que é fim de tudo. E ali no atendimento, com esse olhar diferenciado, que eu também sou mãe atípica, eu digo que o diagnóstico não é o fim de tudo. Mas é o ponto de partida”, disse ela. A íntegra da conversa de Michelle Dias e de Hélida Ribeiro com Renato Reis está no link https://www.youtube.com/live/u9gM2hRsXTE?si=4a-pg7UegjvKVrZa.  

Leia também: A arte de produzir com as próprias mãos

Renato Reis

Renato Reis é bacharel em Comunicação Social, graduado em Jornalismo pela Universidade Gama Filho e atua como editor da edição digital do Jornal Atual.

Recent Posts

A lavanda é ideal para atrair abelhas e polinizadores para o jardim

A lavanda, com sua fragrância envolvente e flores delicadas, é muito mais do que uma…

14 horas ago

Vitória em família nos Estados Unidos

O Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jitsu Brasileiro (Pan IBJJF) é o maior torneio de jiu-jitsu brasileiro…

16 horas ago

Academia Itaguaiense de Letras intitula sócios fundadores

A Academia Itaguaiense de Letras (AIL) promoveu, na quinta-feira (27), no Faeworks Espaços Inteligentes, no…

17 horas ago

Facerj debate potencialidades do mar em cidades litorâneas do RJ

As oportunidades de negócios cooperativistas na Economia do Mar do Rio de Janeiro, estado que,…

18 horas ago

Trio fala sobre a Paixão de Cristo em Mangaratiba

Os convidados da quinta-feira (3) do Podcast Atual foram o ator Daniel Soares e os…

20 horas ago

Aprenda a cultivar a sempre-viva e ter flores que duram anos

Aprenda a cultivar a sempre-viva com sol, solo e cuidados simples. Flores que duram anos…

2 dias ago

This website uses cookies.