Cultura/Diversão

Atual entrevista Geraldo Bastos, do projeto Cultura na Faixa, do Weda

Pesquisador e articulador do projeto cultural no Weda, em Itaguaí, Geraldo diz que bairro não é só violência e que sonhos estão sendo renovados no local

Geraldo Bastos, idealizador e articulador do projeto Cultura na Faixa, concedeu entrevista exclusiva ao canal do Jornal Atual no YouTube, na terça-feira (10). A entrevista está à disposição de todos, assinantes ou não, basta clicar aqui e ter acesso ao conteúdo na íntegra.

Geraldo Bastos disse ao repórter Jupy Junior que enfrentou uma série de preconceitos ao ter escolhido o Weda, em Itaguaí, como local para implementação de um projeto que envolvesse cultura, afetividade, conscientização e pertencimento, além de registros de memórias sobre resistência e território.

Publicidade

Leia mais: Weda, em Itaguaí, recebe 1ª Feira Social de Direitos Humanos e Cidadania

Geraldo Bastos é especialista no estudo de violência na Baixada Fluminense e é gerente de RH e Mobilização Social do projeto. Ele afirma que, apesar de Itaguaí ser a 13ª cidade mais violenta do estado, periferias como Jardim Weda precisam ser vistas sem o olhar estereotipado de território de violências.

“Aqui há produção de processos de resistência e reexistências, a comunidade tem diversos potenciais e o projeto vem para fortalecer o território a partir de oportunidades que o convênio com a Transpetro proporciona, mudando essa narrativa preconceituosa sobre a vida nas periferias”, disse Bastos. 

Sobre o Cultura na Faixa

O projeto Cultura na Faixa ocorre em Itaguaí com o objetivo de promover uma valorização e conscientização comunitária no bairro do Weda. É patrocinado pela Transpetro. Desde outubro de 2024, oferece oficinas de futebol, música, trança, circo social e demais atividades que têm como princípio proporcionar maior autoestima, a conscientização de direitos e a capacitação em atividades produtivas. A sede fica na Avenida Ari Parreiras, 2614.

Jupy Junior

Jupy Junior é jornalista formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ) com Mestrado em Comunicação pela mesma instituição. Atuou em diversas empresas jornalísticas e como assessor de imprensa. Recebeu o título de cidadão itaguaiense, concedido pela Câmara Municipal de Itaguaí, em 2012. Lecionou em cursos de graduação em Comunicação Social nas Universidade Estácio de Sá (UNESA) e na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Foi subsecretário de Comunicação Social e Eventos na Prefeitura Municipal de Mangaratiba em 2016. Atuou como Editor Executivo do Jornal Atual entre 2012 e 2015 e é Diretor de Jornalismo do Jornal Atual desde 2021.

Recent Posts

Cedae abre inscrições para 50 vagas de jovem aprendiz

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) abriu inscrições para…

7 horas ago

Muriqui ganha Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (3)…

8 horas ago

PRF recupera dois veículos roubados e adulterados em Itaguaí

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou dois veículos adulterados na noite de quarta-feira (2) durante…

11 horas ago

Tudo sobre a flor-do-campo e seu charme rústico na decoração

A flor-do-campo, também conhecida como flor silvestre, é uma daquelas preciosidades da natureza que carregam…

11 horas ago

Mangaratiba e Itaguaí unem forças para preservação marítima

As prefeituras de Mangaratiba e Itaguaí oficializaram uma parceria estratégica para reforçar a fiscalização ambiental…

11 horas ago

Mangaratiba lança projeto para mapear povos originários

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Subsecretaria de…

1 dia ago

This website uses cookies.