Alunos da Escola Municipal Maria Guilhermina participaram da primeira etapa do projeto de educação ambiental “Amigos do Guandu” (FOTO COMITÊ GUANDU)
Cerca de 170 alunos da Escola Municipal Maria Guilhermina, localizados no bairro Leandro, em Itaguaí, participaram na última quarta-feira (23) da primeira etapa do projeto de educação ambiental “Amigos do Guandu”, organizado pelo Comitê Guandu-RJ em parceria com diversas instituições. O projeto, que tem previsão de atividades até dezembro, oferece aos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental a oportunidade de se engajar em ações de conscientização ambiental com foco na preservação dos recursos naturais.
O dia inicial foi repleto de aprendizado e diversão, marcado por vídeos animados e um quiz interativo que estimula o interesse das crianças pelo tema ambiental. Durante as atividades, os alunos aprofundaram seus conhecimentos sobre o meio ambiente, rios da região e conhecendo espécies ameaçadas de extinção na Bacia do Guandu, como o boto-cinza, o peixe das nuvens e a rã physalaemus soaresi. Esta última é exclusiva da Floresta Nacional Mário Xavier (Flona), em Seropédica, situada na Região Hidrográfica II.
LEIA MAIS: ITAGUAÍ: SUBMARINO TONELERO CONCLUI SUA PRIMEIRA SAÍDA AO MAR
Para tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente, o projeto conta com o mascote “Dudu”, que acompanha a pedagoga Andrezza Maciel, responsável pelas atividades pedagógicas do “Amigos do Guandu”. Nos vídeos educativos, Dudu ensina aos jovens sobre a importância de assumir responsabilidades ambientais e o papel de cada indivíduo na construção de um futuro sustentável.
A próxima atividade acontece na escola nesta quinta-feira (31), quando os alunos vão conhecer o Sanear Guandu e ver de perto como funciona um biodigestor, uma das soluções individuais instaladas pelo programa do Comitê gratuitamente na casa de famílias como a deles.
O “Amigos do Guandu” é apoiado pela Nuclebrás Equipamentos Pesados SA (Nuclep), da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e da Prefeitura de Itaguaí. A iniciativa visa sensibilizar as novas gerações sobre a importância da conservação ambiental e do uso responsável dos recursos hídricos.
*Com informações da Assessoria de Comunicação do Comitê Guandu.
Descubra como criar um café da manhã com cheirinho de padaria usando truques simples e…
Na manhã desta sexta-feira (16), uma operação conjunta entre a Polícia Militar do Estado do…
Na manhã desta sexta-feira (16), o 24º Batalhão da Polícia Militar (Queimados) realizou uma operação…
O Governo do Estado do Rio de Janeiro prorrogou até o dia 22 de maio…
Dando um passo decisivo rumo à sustentabilidade e à modernização da gestão ambiental portuária, a…
Veja como fazer sua orquídea chuva-de-ouro florir com abundância em casa com três cuidados simples…
This website uses cookies.