Rio de Janeiro

Alerj aprova programa de aquisição de alimentos para agricultores e pescadores artesanais

Iniciativa busca fomentar a produção local e reforçar a segurança alimentar no estado do Rio de Janeiro

O Estado do Rio de Janeiro está prestes a implementar o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar, Pequenos Produtores e Pescadores Artesanais . Aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em segunda discussão nesta quarta-feira (25), o Projeto de Lei 5.208/21, de autoria da deputada Renata Souza (PSol), segue agora para sanção ou veto do governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para tomar a sua decisão.

O programa tem como principais objetivos incentivar a ocupação produtiva e gerar renda para agricultores e pescadores artesanais, além de garantir o fornecimento contínuo de alimentos para restaurantes populares, cozinhas comunitárias e coletivas, com foco na segurança alimentar e combate à fome. Os alimentos adquiridos pelo Governo do Estado serão destinados a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, promovendo alimentação saudável e de qualidade.

A execução do programa será viabilizada por meio de termos de adesão com órgãos e entidades da administração pública estadual, sem a necessidade de convênios tradicionais. Além disso, o governo poderá realizar pagamentos aos executores do programa para cobrir despesas operacionais.

APOIO A AGRICULTORES E PESCADORES ARTESANAIS

Agricultores familiares e pescadores artesanais inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), especialmente aqueles que recebem o Auxílio Inclusão Produtiva Rural, terão prioridade no acesso ao programa.

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (ou outra pasta que venha a substituí-la) será responsável pela articulação com cooperativas e outras organizações da agricultura familiar. O programa será baseado nas diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e é uma iniciativa da Comissão Especial de Enfrentamento à Miséria e Extrema Pobreza da Alerj.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Ação social promove mais de 100 atendimentos em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos,…

14 horas ago

Cresce a presença feminina em áreas operacionais do setor portuário

Ver três mulheres no comando do embarque de minério de ferro de um terminal portuário…

14 horas ago

Como limpar talheres manchados com soluções naturais e caseiras

Nada mais desagradável do que abrir a gaveta da cozinha e encontrar os talheres manchados,…

16 horas ago

Mangaratiba faz Semana Pedagógica de Conscientização do Autismo

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Educação, deu início nesta segunda-feira (31)…

18 horas ago

Moradora de São Gonçalo é encontrada morta a tiros em Itaguaí

A Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) investiga a morte de Andréia Cabral Monteiro…

19 horas ago

Atletas de Mangaratiba garantem vaga no Brasileiro de Taekwondo

Perseverança é a chave para a vitória no mundo competitivo. É com esse espírito de…

1 dia ago

This website uses cookies.