Imagem gerada por IA
A planta conhecida como asa-de-anjo, popularmente identificada pelo seu nome botânico Caladium, é uma das espécies ornamentais mais amadas por quem cultiva plantas em casa. Suas folhas em formato de coração, com coloração vibrante e nervuras marcadas, dão um charme especial a qualquer ambiente, seja interno ou externo. Além da beleza exótica, outro atrativo da asa-de-anjo é a facilidade de multiplicação, o que permite formar novas mudas com praticidade e eficiência.
Com alguns cuidados básicos, é possível garantir que as novas plantas se desenvolvam com saúde e com as mesmas características visuais da planta-mãe. A seguir, você vai aprender 3 formas de fazer mudas de asa-de-anjo sem complicação, usando técnicas simples que qualquer pessoa pode aplicar em casa
A forma mais tradicional e eficaz de multiplicar a asa-de-anjo é por meio da divisão dos tubérculos — estruturas subterrâneas semelhantes a pequenos bulbos, que armazenam energia para o crescimento da planta.
Passo a passo:
Essa técnica permite criar várias mudas vigorosas, com altíssimo índice de sucesso. A divisão deve ser feita preferencialmente na primavera, quando a planta está saindo do período de dormência.
Outra forma prática de multiplicar a asa-de-anjo é pela separação de brotos laterais, que surgem espontaneamente ao lado da planta principal, especialmente quando ela está bem desenvolvida e saudável.
Como fazer:
Esse método é ótimo para quem não quer mexer muito na planta-mãe e deseja multiplicar a asa-de-anjo de forma delicada e segura. Em poucos dias, a muda começa a se desenvolver e formar folhas novas.
Durante o outono e o inverno, a asa-de-anjo costuma entrar em dormência, perdendo suas folhas e pausando o crescimento. Nesse período, os tubérculos podem ser desenterrados, armazenados e replantados posteriormente para gerar novas plantas.
Etapas do processo:
Essa técnica é muito útil para regiões com inverno rigoroso, pois permite “salvar” os tubérculos da umidade e do frio excessivo, garantindo novas plantas quando o clima aquecer.
Independentemente do método escolhido, algumas dicas são fundamentais para que as novas mudas de asa-de-anjo cresçam fortes:
Com paciência e cuidado, suas novas plantas crescerão com o mesmo vigor e beleza da planta-mãe, e você poderá espalhar cor e vida por diferentes cantos da casa ou do jardim.
A Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas de Mangaratiba lançou o Programa Mangaratiba Lixo…
Na quinta-feira (17) o convidado do Podcast Atual foi o especialista em tecnologia Alisson de…
Descubra como cultivar a orquídea chocolate com facilidade e aproveite sua beleza e perfume marcante…
Descubra 5 motivos para cultivar viola tricolor e encher vasos e jardineiras com flores vibrantes,…
A Casa Amarela, um dos espaços mais tradicionais e queridos de Muriqui, em Mangaratiba, prepara…
A Prefeitura de Itaguaí começou a demolição do Hospital N.Sª da Guia nesta terça-feira (15).…
This website uses cookies.