Categories: Geral

Em tempos de Coronavírus

Em tempos de CORONA, esqueçamos as fronteiras das vaidades e das diferenças, já sendo estas, ultrapassadas pela tomada de consciência e pela solidariedade humana…. Concentremos pois, nossas forças na reestruturação da sociedade, com métodos científicos já heroicamenteelaborados, reconhecidos e assimilados, por todos os homens de boa vontade e coração valente.

Não tardará, o COVID 19, com toda sua repercussão e nuances, didaticamente nos brindará com a visão de uma nova “ordem mundial”, onde cada um de nós, seres humanos, terá a absoluta certeza, de que se uma única vida sofrer ou se perder, todos sofreremos, visto que estamos umbilicalmente ligados, ao mesmo destino planetário.

Publicidade

De braços dados com as tecnologias, um novo caminho se abre ao caminharmos, seja ao norte, sul, leste, ou oeste, o retorno ao centro, à hermenêutica humana, contemporaneamente parece ser a última possibilidade à lucidez tão adoecida do “homem faber”.

Em tradução sócio-político-cultural, com um olhar perscrutatório na saúde, muito especialmente na saúde do entorno, no aqui e agora, toda crise e/ou ameaça (seja em que âmbito for), é solo fértil de semeadura para ações propiciatórias à pluri oportunidades.

Da mais simples à mais complexa função, a hierarquia tornou-se apenas questão de urbanidade, boa convivência, haja vista, que tempos de dificuldades trazem em seu bojo, novas e arrojadas visões sobre questões de gestão e operacionalidades, e a mais profunda dessas visões, é a que nos propõe claramente, que sejamos UM, porém sem perdermos espaço para talentos e diferenças individuais, que tanto enriquecem o modus operandi, de chegarmos às  metas previamente estabelecidas.

A horizontalidade nas relações humanas e profissionais, tornou-se o combustível nessa era de clássica retomada e juntada de forças por sobrevivências várias…e neste quesito, ainda que sofridamente, o COVID 19, tem sido um grande professor…porém, minha sincera esperança, como cidadão médico, nas áreas da assistência e da gestão, é que mais uma vez, como em outras eras nas sociedades, os discípulos venham à suplantar o mestre.

 

Diretor Presidente da Unimed Costa Verde: Paulo Wesley Ferreira Bragança, Médico Cardiologista

 

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

3 cuidados no plantio do lírio-amarelo que favorecem flores mais duráveis e impedem queda precoce das pétalas

Veja como plantar lírio-amarelo corretamente para ter flores mais duráveis e evitar queda precoce das…

5 horas ago

Porto Sudeste figura entre os mais sustentáveis do país

O Porto Sudeste iniciou 2026 com um dos principais reconhecimentos públicos do setor: alcançou nota…

2 dias ago

Morre o professor Dimas Lindo

Uma das maiores referências na difusão do espírito comunitário em Mangaratiba a na cidade do…

2 dias ago

Detran atualiza prova teórica da CNH no Rio e adota banco nacional

O Detran RJ atualizou as questões do exame teórico de legislação, e passou a adotar…

3 dias ago

Carnaval reúne 50 mil pessoas por dia em Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba divulgou nesta quinta-feira (19) o balanço oficial do Carnaval 2026, que…

3 dias ago

Blocos, desfile das campeãs e agenda cultural no fim de semana

O fim de semana mantém o ritmo do Carnaval no Rio. A agenda cultural chega…

3 dias ago

This website uses cookies.