DESTAQUE

Uma conversa sobre o legado de Aparecida Azedo

Bisneta da conceituada artista que morou em Itaguaí visita seu passado com foco em desenvolver a pesquisa sem se deixar influenciar pelos elos familiares

A convidada do Podcast Atual da terça-feira (8) foi Raquel Azedo. Graduada em Belas Artes pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, ela tem grande afinidade com os eixos de pintura e escultura, além de também ter profunda paixão por lecionar História e Filosofia da Arte. Atualmente ela leciona no Colégio Centro Educacional Ferreira de Oliveira, em Vila Geny, Itaguaí. Como estudante, Raquel direciona sua pesquisa acadêmica para a obra da artista plástica Aparecida Azedo, com a qual pretende ingressar em breve no mestrado.

Homenageada na FecultI

Também participou da edição o assessor de projetos especiais de cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Itaguaí, Fábio Francisco. Ele falou sobre a Feira de Cultura de Itaguaí (FecultI), que será realizada de 9 a 13 de abril. A programação gratuita terá música, teatro, dança e oficinas culturais. A ideia é valorizar os talentos locais e promover o acesso à arte em diferentes linguagens. Esse ano a FecultI vai homenagear a saudosa artista plástica Aparecida Azedo, que morou em Itaguaí. Ela é um dos expoentes da arte naïf, estilo popular caracterizado por cores vibrantes e representação de temas cotidianos. Aparecida Azedo tem o nome registrado no Guiness Book com a autora da maior tela de arte naïf no mundo. Ela tem o nome eternizado na Creche Municipal Aparecida Azedo, localizada no bairro Vista Alegre.

Publicidade

Obediência à formalidade da pesquisa

No que se refere à Raquel, o sobrenome Azedo não é mera coincidência, pois ela é bisneta da artista. “Eu trato o tema, às vezes, de um modo mais afastado porque a pesquisa exige isso, que eu tenha um certo afastamento. Nem sempre consigo. Eu tomei alguns puxões de orelha por causa disso. Meu orientador teve que me controlar  bastante, porque é muito difícil Aparecida virar Azedo do nada. E eu só posso me referir a ela na pesquisa formal como Azedo e, não, como Aparecida, que é o modo com a gente chamava ela.”, disse ela, respondendo a um dos questionamentos de Marcelo Godinho.

Fábio Francisco e Raquel Azedo após a entrevista com Marcelo Godinho, com que falaram sobre o legado de Aparecida Azedo e sobre a FecultI

Informações valiosas na curta convivência

Raquel lembrou dos tempos de convivência com a bisavó, notadamente em momentos em que ela trabalhava na confecção de seus quadros. Mas ela contou que os filhos dela sempre fizeram questão de manter o legado da artista, mantendo em todos os espaços possíveis um ambiente voltado para sua produção artística. “Você vê o amor ali, vê essa questão da preservação, que eles respeitam muito. Então, mesmo a nossa convivência tenha sido curta eu tive acesso a informações e a obras muito valiosas nesse processo”, afirmou Raquel. A íntegra da conversa da professora Raquel Azedo e do assessor Fábio Francisco com o jornalista Marcelo Godinho está no link https://www.youtube.com/live/xwJcJSobbX8?si=xBKAdFm0Gex5Vh94.

Celebrações em nove pontos da cidade até o domingo

Ao todo, nove pontos da cidade receberão as atividades culturais: Praça CEU (Chaperó), Praça Vicente Cicarino, Casa de Cultura Marise Moreira de Brito, Biblioteca Comunitária, Escola de Dança Itinga, Escola de Música Chiquinha Gonzaga, Secretaria de Ordem Pública, Chafariz Histórico e Parque Municipal de Eventos. A programação da Fecult incluirá espetáculos teatrais, apresentações musicais, oficinas de dança, grafite e artesanato, exposições artísticas, workshops, além de atrações especiais como stand-up comedy, batalhas de breaking, ritmos ancestrais, curtas e documentários. Leia matéria na íntegra no link https://jornalatual.com.br/feira-de-cultura-de-itaguai-tera-atracoes-em-nove-locais-da-cidade/.

Leia também: Autismo na agenda do Podcast Atual

Renato Reis

Renato Reis é bacharel em Comunicação Social, graduado em Jornalismo pela Universidade Gama Filho e atua como editor da edição digital do Jornal Atual.

Recent Posts

Projeto em Itaguaí promove inclusão através do esporte

No bairro Chaperó, em Itaguaí, um projeto social vem transformando vidas por meio do esporte.…

12 horas ago

Vestibular Cederj abre inscrições para quase 7 mil vagas em graduação

Estão abertas as inscrições para o Vestibular Cederj 2025.2, que oferece cerca de 7 mil…

13 horas ago

5 truques para deixar a samambaia pendente e cheia de vida

Conheça agora 5 truques para manter sua samambaia pendente e cheia de vida com dicas…

16 horas ago

Sala do Empreendedor de Mangaratiba conquista prêmio do Sebrae

A Sala do Empreendedor de Mangaratiba conquistou o Selo Bronze de Referência em Atendimento do…

17 horas ago

Alunos de Mangaratiba conquistam medalhas na Copa Rio Pro de Natação

Seis atletas dos projetos esportivos da Prefeitura de Mangaratiba subiram ao pódio na 2ª Edição…

17 horas ago

4 cuidados essenciais para florescer a cabeleira-de-velho

A cabeleira-de-velho, conhecida cientificamente como Tillandsia usneoides, é uma planta exótica e ornamental que chama…

1 dia ago

This website uses cookies.