Turma de 500 futuros policiais inicia formação

A Polícia Militar recebeu uma nova turma de aprovados do concurso de 2014. Nesta segunda-feira (11), 500 concursados, de um total de 3 mil que serão chamados gradativamente ao longo deste ano, se apresentaram no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), em Sulacap, Zona Oeste do Rio. Neste primeiro mês, os futuros policiais participarão de atividades de adaptação, recebendo instruções sobre regras militares.

O grupo compareceu ao Centro de Recrutamento e Seleção de Praças (CRSP), onde recebeu o Registro Geral, número que identifica o soldado da corporação. Em seguida, os convocados foram levados ao CFAP, onde passarão por um curso com duração de 12 meses. “Os futuros policiais, quase todos oriundos do ambiente civil, receberão orientações e informações disciplinares preliminares neste primeiro mês de formação, já que estão passando por um processo de adaptação”, explicou o comandante do CFAP, tenente-coronel Marcelo Teixeira.

Publicidade

Ao longo das primeiras semanas, os alunos entrarão em contato com práticas como a Ordem Unida (movimentos de marcha), entre outras instruções reunidas no regulamento disciplinar da Polícia Militar. Os futuros praças também vão receber orientações sobre o correto preenchimento de documentos administrativos, entre outras informações. No próximo mês, eles passarão a usar a farda da corporação. As disciplinas que constam na grade curricular também começam a ser ministradas no segundo mês de formação.

Dividido em três módulos – Básico, Profissional/Jurídico e Complementar –, o curso de formação de praças apresenta carga horária total de 1.437 horas/aula. Entre as disciplinas estão Língua e Comunicação e Direitos Humanos, ambas do Módulo Básico; Tiro de Defesa, Policiamento Ostensivo, Direito Penal Militar e Comum (Módulo Profissional/ Jurídico) e estágio externo (Módulo Complementar).

A convocação dos concursados foi possível graças a um acordo entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), que se comprometeu a arcar com os salários dos PMs até o fim de 2020. O investimento é de R$ 125 milhões, para cada ano. As verbas, que sairão do repasse de duodécimo da Alerj, serão remanejadas para a Secretaria de Polícia Militar. Os recursos são fruto de uma economia feita pelo legislativo fluminense, na ordem de R$ 370 milhões, em anos passados.

Redação

O Atual atua desde 2001 em Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica com notícias, informações e demais serviços jornalísticos, digitais e audiovisuais. Além disso, aborda ocasionalmente assuntos que envolvem também a Zona Oeste da capital do Rio de Janeiro. O Atual oferece matérias e vídeos em seu site e nas suas redes sociais, com o compromisso de imprensa legítima e socialmente responsável.

Recent Posts

Seropédica: UFRRJ recebe corrida global em prol da saúde

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) realiza neste domingo (4), às 7h30,…

1 hora ago

A receita caseira que tira manchas de ferrugem da pia e do chão

Você percebeu aquelas temidas manchas alaranjadas surgindo na pia ou no piso e pensou que…

4 horas ago

Prefeito de Mangaratiba se reúne com representantes da CCR RioSP

O prefeito de Mangaratiba, Luiz Claudio Ribeiro, participou na última quarta-feira (30/04) de uma reunião…

24 horas ago

PM apreende arma e drogas durante patrulhamento em Itaguaí

Na noite de quinta-feira (1º), a Polícia Militar apreendeu uma arma de fogo e frascos…

1 dia ago

Mangaratiba inicia operação “Virada Ambiental” e vai ampliar a fiscalização

A Prefeitura de Mangaratiba deu início, nesta terça-feira (30), à operação de fiscalização "Virada Ambiental",…

1 dia ago

O que fazer se a gaveta de talheres estiver com cheiro ruim

Elimine o cheiro ruim da gaveta de talheres com dicas caseiras simples e eficazes. Passo…

1 dia ago

This website uses cookies.