As urnas eletrônicas são programadas para evitar qualquer uso antes da data da votação, garantindo total segurança e confiabilidade no processo (FOTO DIVULGAÇÃO/TRE-RJ)
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) deu início, nesta quarta-feira (18), à preparação das urnas eletrônicas para o primeiro turno das eleições legislativas, marcado para 6 de outubro. O procedimento envolve uma configuração de cerca de 42 mil urnas e será finalizado até 1º de outubro. O processo é dividido em duas etapas principais: geração de mídias e carregamento e lacração das urnas.
Na fase de geração de mídias , os dados essenciais para o funcionamento das urnas são gravados em dispositivos semelhantes a pen-drives. As mídias são de três tipos: carga , votação e resultado de votação . A mídia de carga armazena informações sobre a seção eleitoral, concorrentes aptos e candidatos concorrentes. A mídia de votação, por sua vez, será utilizada para gravar os votos durante o processo de votação, enquanto a mídia de resultado armazena o resultado da seção, que posteriormente será encaminhado para totalização.
Todo o procedimento de inserção dos dados nas urnas pelo TRE acontece em ambiente controlado, com a presença de representantes dos partidos políticos, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público, garantindo transparência e rigor. Após a inserção das informações, as urnas são testadas para garantir o correto funcionamento de seus componentes.
Após a conclusão dos testes pelo TRE, todas as portas de acesso das urnas são lacradas com selos especiais produzidos pela Casa da Moeda do Brasil. Esses selos possuem propriedades químicas que denunciam qualquer tentativa de violação. Se removidos, imediatamente aparece uma marca inferior à tentativa de manipulação. As urnas, então, são armazenadas em local seguro até o final da semana das eleições.
As urnas eletrônicas são programadas para evitar qualquer uso antes da data da votação, garantindo total segurança e confiabilidade no processo. Somente no final da semana das eleições, elas serão transportadas para os locais de votação.
Para detalhes sobre as datas e horários das cerimônias, acesse o site do TRE-RJ e consulte a seção Eleições > Eleições 2024 > Geração de mídias e preparação de urnas.
O programa Ação Consumidor Social, promovido pela Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON)…
A Prefeitura de Mangaratiba firmou nesta semana um Termo de Compromisso com o Governo Federal,…
Veja como perfumar seu closet com cheiro de loja de roupa nova usando truques simples…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (21)…
Em um marco importante para o combate à violência de gênero e proteção infantil, foi…
Dando sequência às ações de combate às construções irregulares, invasões e crimes ambientais, a Prefeitura…
This website uses cookies.