Representantes da LetsFly, o professor José Lucena, o empresário José Achino, o secretário Carlos Alberto de Freitas, e os professores Maria Ivone e João Victor Nicolini (FOTO RENATO REIS)
Com o olhar voltado para a importância da integração entre a academia e a iniciativa privada e para os benefícios que essa aproximação pode proporcionar para o município, o secretário municipal de Indústria, Comércio, Ciência, Tecnologia e Inovação de Seropédica, Carlos Alberto Machado de Freitas, visitou, na quarta-feira (16), o Laboratório Experimental de Tecnologias, Inovação e Serviços (Letis), do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (IT/UFRRJ), sendo recebido pelo coordenadores do Letis, os professores José Lucena Barbosa Junior e Maria Ivone Martins Jacintho.
Na oportunidade, o secretário conheceu projetos em andamento na universidade, dentre os quais o de produção de energia solar fotovoltaica, o de geração de biocombustíveis a partir de lixo orgânico e o de aproveitamento de larvas da mosca Soldado Negro como uma importante fonte de proteína, esse último fruto de uma parceria da UFRRJ com a startup LetsFly. Carlos Alberto de Freitas também quis saber a possibilidade de participação de empresas em iniciativas conduzidas pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que fomente a ciência, a tecnologia e a inovação em universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.
ESTÍMULO ÀS PARCERIAS
Carlos Alberto explicou que sua ideia é estimular parcerias de modo que as empresas se aproximem da UFRRJ e, assim, criem oportunidades de trabalho para a mão de obra local, com a qualificação em alto nível de estudantes que buscam graduação na universidade. Do encontro também participaram representantes da startup LetsFlay, o professor João Victor Nicolini, do curso de Engenharia de Materiais, e o empresário e engenheiro ítalo-israelense José Achino, da Zani Brazil Energias, que atua no setor de geração de energias renováveis. Achino iniciou no mercado fotovoltaico há 29 anos na Itália, onde trabalhou com o físico Pier Enrico Zani, criador do primeiro painel fotovoltaico. O engenheiro já instalou usinas em países como Alemanha, Itália, Espanha e Israel. Ele é fundador da primeira fábrica de painéis fotovoltaicos no estado do Rio.
A jovem atleta Emilly Freitas Feijó, de apenas 11 anos, é um dos grandes destaques…
Com a previsão de chuvas intensas nas próximas horas e ao longo dos próximos dias,…
Descubra como manter margaridas florindo o ano inteiro com cuidados simples de solo, luz, poda…
A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) abriu inscrições para…
A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou nesta quinta-feira (3)…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou dois veículos adulterados na noite de quarta-feira (2) durante…
This website uses cookies.