Alisson de Castro recorreu a diversos materiais para explicar suas teorias sobre difusão de pensamento lógico e sistemas de inovação (FOTO CHRISTIAN REIS)
Na quinta-feira (17) o convidado do Podcast Atual foi o especialista em tecnologia Alisson de Castro. Com formação em automação industrial, ele é especialista em humanidades digitais e transformação digital, atuando como palestrante e consultor. Com experiência de mais de 20 anos na criação de inovações usando a tecnologia, nos últimos nove anos, Alisson de Castro iniciou uma peregrinação para estudar ecossistemas de inovação ao redor do mundo.
Alisson iniciou suas viagens internacionais pela meca da tecnologia, o Silicon Valley, passando ainda por países da Europa, África e Ásia. Membro da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs, entidade que fomenta e apoia a regulação do mercado de tecnologia jurídica no Brasil, Alisson de Castro atua como consultor para Lawtechs. Entre 2017 e 2019, ele foi diretor executivo da Associação Brasileira de Tecnologia da Informática. Atualmente, trabalha com projetos educacionais em escolas públicas e privadas, levando a tecnologia de forma ágil e escalável.
Na conversa com o jornalista Marcelo Godinho, Alisson de Castro falou sobre a tecnologia a serviço da humanidade. Ele se referiu a uma norma emitida pelo Conselho Nacional de Educação, a ser futuramente adotada nas redes pública e privada de ensino. Ela valoriza o pensamento computacional, que é a habilidade de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções de forma metódica e sistemática. Isso por meio do desenvolvimento da capacidade de criar e adaptar algoritmos, aplicando fundamentos da computação para alavancar e aprimorar a aprendizagem e o pensamento criativo e crítico nas diversas áreas do conhecimento.
Alisson falou sobre a necessidade prioritária de qualificação de professores. Ele enfatizou que isso é necessário para que eles estejam capacitados a ministrar os conhecimentos de tecnologia com eficácia e eficiência nas salas de aula.
Na conversa, Alisson de Castro estabeleceu diversas comparações entre modelos de desenvolvimento aliados à educação de algumas das economias atualmente mais prósperas do planeta. Dessa forma, buscou caminhos para iluminar um cenário mais promissor para a educação nacional. Isso partindo do entendimento de que a educação deve ser um tema encarado como prioridade nacional, caso o Brasil queira realmente evoluir como nação inserida num mercado cada vez mais competitivo. A íntegra da conversa de Alisson de castro com o jornalista Marcelo Godinho está no link https://www.youtube.com/live/56g_8znG1LY?si=fWZu_hiOwKzO-0Sv.
A Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas de Mangaratiba lançou o Programa Mangaratiba Lixo…
Aprenda 3 formas simples e eficazes de fazer mudas de asa-de-anjo e multiplique essa planta…
Descubra como cultivar a orquídea chocolate com facilidade e aproveite sua beleza e perfume marcante…
Descubra 5 motivos para cultivar viola tricolor e encher vasos e jardineiras com flores vibrantes,…
A Casa Amarela, um dos espaços mais tradicionais e queridos de Muriqui, em Mangaratiba, prepara…
A Prefeitura de Itaguaí começou a demolição do Hospital N.Sª da Guia nesta terça-feira (15).…
This website uses cookies.