Valnei Costa conversou com o jornalista Renato Reis, na terça-feira (11), falando sobre superação e inclusão (FOTOS CHRISTIAN REIS)
O entrevistado do Podcast Atual da terça-feira (11) foi o subsecretário da Pessoa com Deficiência de Itaguaí, Valnei Costa Rosa. Durante a conversa, ele falou sobre dois temas principais: superação e inclusão, descrevendo a sua própria história de vida. Nascido no estado do Espírito Santo, ele veio ainda criança para o Rio de Janeiro. Aos seis anos sofreu um acidente automobilístico, tornando-se uma pessoa com deficiência. Desde então, iniciou a militância pela garantia de direitos da pessoa com deficiência. Seu intenso trabalho na área lhe rendeu uma homenagem em Nápoles, na Itália, onde participou da Gionata Nazionale Dello Sport Paralimpico.
Valnei é autor do livro “O começo no fim”, obra que marcou o início de sua carreira como escritor. Ele teve passagem por diversos órgãos públicos do estado, nas secretarias de Educação e de Governo; e dos municípios de Japeri e Nova Iguaçu. Atualmente, Valnei trabalha em favor da implementação de políticas públicas permanentes para pessoas com deficiência em Itaguaí. Graduado em Gestão Pública e pós-graduado em Gestão em Saúde Pública e em Educação Especial Inclusiva, com Ênfase em Deficiência Múltipla, como especialista, atuou como orientador do projeto de acessibilidade da sede/estúdio do Jornal Atual.
Na conversa com o jornalista Renato Reis, Valnei falou sobre o acidente que o vitimou aos seis anos de idade, e do longo tratamento a que foi submetido, superando inúmeras dificuldades. “O acidente mudou a minha vida, mas não mudou os meus ideais”, enfatizou ele. Falou também sobre o trabalho na Subsecretaria da Pessoa com Deficiência (SSPCD) de Itaguaí. Valnei discorreu ainda sobre sua atuação como coordenador do Programa Paradesportivo junto ao Comitê Olímpico Nacional Italiano, atuação que permitiu uma viagem, à Itália, onde foi homenageado na cidade de Nápoles.
Valnei se referiu também à atuação da SSPCD, destacando projetos como o “Itaguaí por mais Inclusão”, que permite o acesso da clientela a espaços de lazer, como museus, centros culturais e até a passarela da Marquês de Sapucaí. e o “Sub Móvel”, este destinado a possibilitar o acesso a políticas públicas e a direitos assistenciais aos usuários e às famílias residentes em locais mais remotos, como as ilhas, as serras, as áreas rurais, os assentamentos, dentre outros. A íntegra da conversa de Valnei Costa com o jornalista Renato Reis está no link https://www.youtube.com/live/_ku2072R1sI?si=5cJgZCGnQBjPJkxu.
Leia também: Alex Villela destaca projetos para desenvolver a região
Descubra como o rodinho pode deixar mais sujeira do que limpar e veja dicas para…
Saiba como evitar mofo debaixo da pia com um truque simples e eficaz para proteger…
Foi realizada nesta sexta-feira (25) a primeira reunião de 2025 do grupo de trabalho coordenado…
O feriado foi de superação para os 38 atletas da assessoria esportiva Valverde Corridas. O…
Com o compromisso de oferecer um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado, a Prefeitura…
A cidade de Itaguaí se prepara para a grande final da Copa Verão Sub-17, que…
This website uses cookies.